Transporte coletivo nos Estados Unidos

Postado por: Tatiana Dornelles

Para conhecer um pouco mais da cidade em que você está nos EUA, uma dica é usar o transporte coletivo, seja ônibus ou metrô. Não tem erro! E é bem diferente do Brasil…
Em Orlando, resolvemos andar de ônibus também. Pegávamos na avenida em frente ao hotel e no horário exato a condução passava e nos levava até a Central da Disney, onde há o transporte gratuito para quem vai aos parques (o estacionamento para quem vai de carro para os parques da Disney é de $15 por dia, ou seja, quase R$30,00).

Ônibus com suporte para bicicleta

Lá nos Estados Unidos, em algumas cidades, os ônibus não têm cobrador. O próprio passageiro é quem coloca o dinheiro em uma máquina ao lado do motorista (e custa $2). Você também tem a opção de pagar $5 e andar durante o dia inteiro no ônibus sem pagar mais nada (você pede o PassDay e ganha o cartão, que é passado na mesma máquina ao lado do motorista).
Além disso, outra coisa que chama a atenção é o próprio ônibus. Não há escada. A suspensão do ônibus desce, quase encostando na calçada, e a pessoa sobe. Para quem usa cadeira de rodas, o motorista aciona a rampa e a pessoa sobe com a cadeira, sem problema algum. Aí, o motorista levanta os bancos e coloca a cadeira no local, com cinto de segurança, e volta para dirigir. Tudo sem reclamar.
Outra curiosidade, é que os ônibus (pelo menos os de Miami) têm suporte para bicicleta (na frente do ônibus, por fora). Logo, você pode sair para dar uma volta de bicicleta e, quando cansar de pedalar, voltar para casa de condução.

Os ônibus passam nos pontos no horário previsto

E ainda há mapas com os horários em que o ônibus vai passar nas estações (eles não chamam de ponto, como aqui). E passa no horário exato marcado no mapa. Quando está muito adiantado no horário, o motorista para, espera os minutos que está adiantado e sai, para chegar no próximo ponto no horário marcado. Assim, ninguém perde o ônibus e nem ao menos fica horas e horas à espera. Os ônibus são equipados com GPS, são todos automáticos (não têm marcha) e com equipamento de comunicação direto com a central (que informa movimento nas ruas, etc).

Disney
Para ir para os parques da Disney, há ônibus, ferryboat e monotrem. A gente que escolhe de que forma quer chegar nos parques. E é tudo gratuito. Usamos todas as formas de condução para ir aos parques, para conhecer. E funcionam o dia inteiro.

Nova York
Em Nova York, o ideal é andar de metrô. Na verdade, este é o sistema que mais funciona nesta megametrópole. Há mapas em todas as estações, nos trens e um de bolso (este é só pedir no momento em que compra a passagem), que você carrega para saber quais trens te levam para os locais que precisa.
Compramos o cartão válido por 7 dias, com o qual andávamos e trocávamos de metrô sem ter que pagar novamente. O custo foi de $29. É muito fácil andar de metrô em Nova York. Você vai de um lugar para o outro com segurança e rapidez. Todos usam este sistema de transporte.

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial