Porto Alegre: um passeio em meio à natureza pela Redenção

Postado por: Tatiana Dornelles
Monumento ao Expedicionário
Ar puro

Sou suspeita, confesso, mas Porto Alegre (RS) me encanta de todas as formas: com chuva, sol, frio, calor, de noite, de dia. Nasci lá, mas não fiquei. Entretanto, nas férias escolares, era sempre um dos destinos certos, pois meus avós moravam na Cidade Sorriso. Recentemente, estive novamente na minha terra natal. Por lá, fui num lugar do qual sou completamente apaixonada e ia todos os domingos passear: o Parque Farroupilha, ou a Redenção, como é conhecido também.

Chimarródromo

O parque é como o coração de Porto Alegre, bem localizado e tem 37,5 hectares. Posso até chamar de mini Central Park… Lá, encontram-se 8.716 tipos de vegetais, entre árvores e arbustos, bem como inúmeras espécies de pássaros e animais. Por toda a extensão, é possível encontrar monumentos. No total, a Redenção abriga 38, entre eles o Monumento ao Expedicionário, a Coluna Jônica, a Pira da Pátria, a Árvore da Amizade e a Fonte Francesa. Todos bem distribuídos pelo local, o que faz do passeio uma verdadeira descoberta… E são inúmeros os lugares para tirar fotografia…

Lago do Pedalinho

Há ainda um lago, por onde é possível dar uma volta de pedalinho (R$10,00 para duas pessoas). O nome é bem sugestivo: Lago do Pedalinho, onde também há carpas enormes (tipo de peixe). Para quem quer pedalar e não tem bicicleta, também é possível alugar. Há bicicletas para uma, duas, três e até quatro pessoas. E também existe o trenzinho que passeia por toda a Redenção.
Os playgrounds, com balanços, roda-roda, escorregador, entre outros brinquedos, são coloridos e boas opções para quem tem filhos pequenos. Por todo o parque, há ambulantes vendendo pipoca, algodão doce, refrigerante e água. E, para aqueles que tomam chimarrão, existe um local específico em que você coloca a garrafa e a água sai quente, pronta para ser consumida. É o chimarródromo.
Em meio às tantas árvores, há ainda Mini-Zoológico e Orquidário, como também trilhas para caminhadas e recantos (Solar, Alpino, Europeu, Oriental e Roseiral). Aos sábados, pela manhã, ocorre a Feira Ecológica.

Feira do Brique
Abraços grátis

Aos domingos, dia em que o parque realmente fica lotado, o passeio fica ainda melhor com a Feira do Brique (ou Feira das Pulgas, como os porto-alegrenses chamam). A feira ocorre apenas durante a manhã. Peças de antiguidade, artesanatos, livros, brinquedos são expostos em barraquinhas para o público comprar, trocar ou vender. É uma viagem ao passado, com artefatos antigos que as novas gerações certamente nunca viram ou irão ver um dia. Além disso, as pessoas aproveitam para expressar seus dons artísticos, suas crenças e culturas.

Índios cantando

Então, se você for a Porto Alegre, não deixe de conhecer a Redenção… É lá onde as pessoas caminham em meio à natureza, fazem exercícios, jogam conversa fora, tomam chimarrão e passeiam com amigos e com a família… “Deu pra ti, baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau…”.

Saiba mais:
http://www.aredencao.com.br

Pessoas andando de bicicleta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial