Sobre os trilhos: passeio de trem é opção de lazer em família

Postado por: Tatiana Dornelles

Um passeio pode ser uma ótima opção de lazer com toda a família. Com belas paisagens, música e a emoção de estar em um meio de transporte diferente dos convencionais, crianças, jovens e adultos escolheram a programação de domingo: ir de trem até Barbacena, em Laguna. A saída foi no Museu Ferroviário, em Tubarão.
Foram 80 quilômetros (ida e volta) por um percurso que incluiu passagem pela ponte de ferro do rio Tubarão, Capivari de Baixo, Tractebel, dois cortes de pedra e a ponte da Cabeçudas. A viagem, que durou quatro horas no total – ida e volta com uma parada de cerca de 20 minutos -, é incrível e o auge é no momento em que atravessa a ponte da Cabeçudas, onde motoristas de carro e caminhões buzinam e abanam para os passageiros do trem. E o maquinista também não perde a oportunidade e soa o apito… A festa é grande!
Também é muito interessante quando, nas proximidades das casas por onde o meio de transporte passa, as crianças ficam perto dos trilhos esperando que os passageiros joguem balinhas. Assim, se você pretende fazer um passeio de trem, não esqueça de levar um pacote de doces para jogar pela janela. Os pequenos adoram e ficam extremamente felizes. Claro que há a opção de comprar no vagão-lanchonete, que também tem lanches e bebidas.
Durante o trajeto, há ainda um gaiteiro, que vai de vagão em vagão para embalar o pessoal com música. Os passageiros dançam, cantam e curtem a paisagem…
Para quem não foi ainda, vale a pena… É um passeio diferente, que pode ser realizada com toda a família. O ingresso, neste dia, custava R$ 35,00, mas dependendo do tipo do passeio e para onde vai, os valores podem variar.


O passeio
►O trem saiu do Museu Ferroviário, em Tubarão, e seguiu para Barbacena, em Laguna.
►Em Barbacena, o trem parou por cerca de 20 minutos antes de voltar para Tubarão.
►Durante todo o passeio, um gaiteiro passou de vagão em vagão para animar os passageiros.
►No trem, há serviço de lanchonete, com venda de salgados, doces e bebidas.
►É possível andar pelo trem para conhecer os outros vagões.

Outras viagens de trem já estão agendadas

Com o avião, o ônibus e os carros, muita gente não tem a mínima ideia de como é andar de trem. E, para aqueles que têm curiosidade ou mesmo querem relembrar a infância, há muitas oportunidades  pela frente. O Museu Ferroviário de Tubarão já tem outras datas agendadas em que haverá o passeio. O primeiro trajeto programado já está com lotação completa e sairá de Tubarão rumo a Imbituba no dia 11 de outubro.
No dia 3 de novembro, haverá o Trem da Saudade – Dançando sobre os Trilhos, com saída de Tubarão, às 15h, para Esplanada. O retorno está previsto para às 19h. A capacidade é de 150 passageiros e possui ainda um vagão exclusivo para dançar. Na plataforma, antes do embarque, haverá degustação de vinho. O valor, por pessoa, é de R$ 50,00 e crianças não serão permitidas a bordo neste trem.
Já no dia 24 de novembro, outra viagem está marcada para Imbituba, com passagens ainda para serem vendidas.
Para comprar os ingressos, os interessados podem comparecer no escritório do Museu Ferroviário. Já quem é de outra cidade, pode adquirir através de depósito bancário, enviando o comprovante por fax ou e-mail, com nome e telefone. Além disso, crianças com idade inferior a cinco anos não pagam passagem.
Saiba mais
►Caso haja um grupo com 150 passageiros, é possível fazer um frete, cujo trajeto e horários podem ser escolhidos conforme disponibilidade do museu.
►O horário de funcionamento para visitação do Museu Ferroviário de Tubarão é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
►Contato: (48) 3632-3450, 8820-2575 ou museuferroviariotubaraosc@gmail.com

Viagem em família
Essa também foi a escolha de Márcia Rosso, de Tubarão. Ela levou os dois filhos, Lara e Enzo, para descobrirem como é viajar sobre os trilhos. E os dois adoraram! Enzo, de quatro anos, era só alegria e até cantou com o gaiteiro, que se apresentou nos vagões. Por sua vez, Lara, de oito, disse que pretende fazer outros passeios de trem. “Foi ótimo! Quero fazer outras viagens como essa. É muito divertido”, afirmou a garota, repleta de alegria.
Márcia, mãe das crianças, conta que foi a primeira vez que andou de trem. “O passeio é muito bom e com paisagens lindas. A gente nem sente o tempo passar. Com certeza, pretendo fazer outros passeios com a família”, ressalta.
Já a avó Benilde Cardoso Rosso conseguiu relembrar a época em que andava de trem quando criança. “É uma correlação entre o passado e o presente. De lá para cá, tivemos uma evolução imensa e vim para mostrar aos meus netos como era andar de trem. Eu tinha quatro ou cinco anos na época em que andei pela primeira vez e recordo-me de passeios da escola, em que íamos de trem fazer piqueniques”, conta. Além disso, Benilde diz ainda que o meio de transporte é lembrado com carinho pela família. “Minha mãe, de 97 anos, usava o trem para chegar ao trabalho, em Pedrinhas. Era a única forma que tinha e o trem era usado para locomoção mesmo”, acrescenta.

*Matéria que escrevi para o jornal Diário do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial