Desbravando Urubici: frio, belezas naturais e pontos turísticos (1)
Postado por: Tatiana DornellesQuer sentir frio? Então, visite o Sul do Brasil, mais especificamente Urubici, em Santa Catarina. A cidade mais fria do país recebe milhares de turistas durante o inverno e conta com pontos turísticos fantásticos, em meio à natureza, para serem explorados. Sinceramente, vale a pena conhecer o município de cerca de 11 mil habitantes e cuja tranquilidade é o diferencial (principalmente para aqueles turistas que são dos grandes centros urbanos).
Quando fomos a primeira vez, em 2006, numa passagem rápida pela cidade, conhecemos apenas o Morro da Igreja – fiz outros posts aqui e aqui. Recentemente, ficamos um fim de semana inteiro para poder desbravar Urubici e entender por que muitas pessoas têm procurado o local como destino de inverno.
Ficamos hospedados no Urubici Park Hotel, que fica no coração da cidade. O próprio hotel entrega aos turistas uma lista de atrações turísticas para serem visitadas.
Para chegar à cidade numa sexta-feira, subimos a Serra do Rio do Rastro, famosa estrada por suas curvas que mais parecem cotovelos. Durante a noite a iluminação é incrível. Como chegamos tarde em Urubici, saímos cedo do hotel no sábado para aproveitar os pontos turísticos…
- Inscrições Rupestres
O primeiro lugar que visitamos foi o Morro do Avencal, onde há as Inscrições Rupestres. Na parede de pedra do morro, diversas inscrições feitas durante a Pré-História (aproximadamente 4 mil anos) podem ser observadas de pertinho. O local é público e cercado por grades, como forma de manter em segurança a arte rupestre.
- Mirante
Logo em seguida, a cerca de 500 metros, paramos no Mirante. De lá, é possível ter a vista panorâmica de Urubici. Não ficamos muito tempo ali não – somente o suficiente para bater algumas fotos e seguir para a próxima atração. Entretanto, muitos turistas costumam fotografar a vista, que é muito bonita.
- Cachoeira do Avencal
Já na cachoeira do Avencal (parte alta), também no Morro do Avencar, é necessário pagar para entrar, uma vez que a área é propriedade privada. Mas o preço não é absurdo: R$ 3,00 por pessoa. O lugar é bonito e tem uma cachoeira com mais de 100 metros de queda livre, em meio às árvores e à vegetação comum da região – avenca. Para avistar melhor a cachoeira, há dois mirantes – de onde é possível fazer lindas fotografias.
O parque – acho que dá para chamar assim – conta ainda com camping, no valor diário de R$ 5,00 por pessoa, com churrasqueira e banheiros feminino e masculino, além de iluminação. Para quem gosta de aventura, é possível ainda fazer tirolesa.
S = 28.04825°
O = 49.61730°
Altitude = 1.221 metros
- Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens
A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens está localizada no coração de Urubici, no centro, e encanta pela arquitetura diferenciada. Tiramos diversas fotografias na lateral da igreja matriz, achando que fosse a entrada principal (kkkk), e somente depois notamos que era outra. Como estava chovendo e a pressa era grande, batemos poucas fotografias em frente à entrada principal. A igreja matriz está na lista das maiores do Estado catarinense e foi idealizada pelo padre José Alberto Gonçalves Spíndola.
Realmente é um passeio espetacular para se fazer, com uma natureza sensacional entre montanhas, cânions, mata virgem, paredões, Pedra Furada, enfim… E ainda por cima com uma vista de saltar aos olhos. E o mais importante, é aqui pertinho de Tubarão-SC. Um passeio excelente.
Haroldo Jr.
Nossa quanta coisa bonita.
Estou lendo seu blog aos poucos e estou adorando.
Beijos
http://solporai.blogspot.com.br/
Sol
Olá Sol Balbino, muito obrigada pelo elogio. Escrevemos para que as pessoas possam ver o quanto de coisas lindas temos mundo afora, Continue nos acompanhando…
Beijos,
Tatiana
Verdade Haroldo Jr. Santa Catarina tem lugares incríveis e que vale a pena conhecer…
Continue nos acompanhando…
🙂