Dicas para Hóspedes

Postado por: Tatiana Dornelles

Só quem já recebeu um hóspede sem noção em casa é que sabe como é difícil esta situação. Conviver, mesmo por um tempo curto, com um folgado é muito difícil! Quem recebe deve ser acolhedor e prestativo. Porém, em certos casos, pode-se deixar transparecer, com muita sutileza, os limites entre o tolerável e o absurdo. Dependendo do perfil da visita, ela pode permanecer por um tempo maior que o previsto e, caso a convivência não esteja bem, esses dias extras serão mais longos.
Se você é o hóspede, muitas coisas são permitidas, desde que não atrapalhe muito a rotina ou o bem-estar de seus amigos ou parentes. 
A princípio, se a casa já possui uma equipe para as atividades domésticas, está dispensado de certo afazeres, porém, cuide de seus objetos pessoais e evite fazer bagunça. Caso tenha notado que não existem auxiliares, ou que o horário de trabalho deles é restrito, é importante colaborar com algumas funções práticas, como arrumar sua cama, não espalhar coisas pela casa, ajudar a preparar uma refeição ou dar uma assistência com a louça suja. Com bom-humor, mostre que ficaria mais confortável se pudesse ajudar. Peça sempre permissão para algumas atitudes dentro da casa. É bem melhor agir deste modo do que parecer espaçoso demais, lembrando de que não é educado abrir geladeiras ou armários sem perguntar antes.
  Um item importante, quando se está hospedado na casa de alguém, é o uso do banheiro. Esquecer restos de pasta de dente ou espuma de barbear na pia, ou ainda, cabelos caídos no chão box,  é complicado. Ser desleixado, deixar o banheiro todo molhado após o banho, jogar embalagens vazias fora da lixeira, abrir algum cosmético do dono da casa, sem antes pedir licença, é o fim. Ah! Nem pense em deixar a toalha de banho molhada sobre a cama.
 Na hora de assistir à TV, resista à tentação de colocar seus pés sobre o sofá, ou de se espalhar nele, a não ser que se tenha muita intimidade, ou que o próprio anfitrião insista para isso. Mesmo que goste muito de uma boa música, não abuse do volume alto e lembre-se de que não precisa gritar enquanto fala ao telefone.
 Comentários maldosos, ou fofoca, entre um membro e outro da casa, só gera confusão e mal-estar. Portanto, quanto mais neutro, discreto e imparcial for o hóspede, melhor para todos. Tente ser agradável, educado, simpático e agradecido enquanto estiver na casa de amigos. Assim, deixará boas recordações e um pouco de saudades!

* OBS: Este texto foi escrito por Estela Maura, colunista do Diário do Sul (jornal diário de Tubarão/SC), e foi publicado neste blog com a sua permissão. Todos os outros textos publicados neste blog são de autoria da administradora do blog e as fontes  sempre são citadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial