Depressão pós-viagem: sintomas da volta para casa

Postado por: Tatiana Dornelles

Depois de uma viagem incrível, em um destino maravilhoso e com pessoas legais, é difícil aceitar a volta para a casa. Claro, todo viajante de carteirinha sabe que isso é inevitável e vai acontecer mais cedo ou mais tarde. E é aí que bate a tal depressão pós-viagem!
Sim, ultimamente tenho sentido uma tristeza e agonia enormes, talvez devido ao fato de voltar à realidade, ao trabalho e compromissos. Descobri, inclusive, que desenvolvi alguns sintomas comuns à volta para casa das últimas viagens que realizei. E não é nada bom.

► Irritação na hora de recolher as coisas e organizar as malas no hotel ou pousada.
Por incrível que pareça, em toda viagem perfeita, a gente quer aproveitar ao máximo, curtir e tem toda uma adrenalina que se sente. Quando chega a hora de ir embora, a adrenalina começa a baixar e a irritação vai tomando conta de mim… Por isso, tento ficar bem quietinha, para não brigar com o Max sem motivo.

► Alguns pensamentos fluem fortemente, como por exemplo: “vamos ficar mais um pouco?”, “não quero ir para a casa” ou “ai, que saco ter que voltar à realidade”.
Entretanto, para os pensamentos saírem da minha cabeça tento dormir na viagem. Ou ouvir música, daquelas que nos fazem esquecer de tudo de tão ruins que são (assim, a gente fica com raiva da música, do ritmo, do cantor e do compositor e esquece da viagem).

Não tenho vontade de desfazer as malas.
Talvez ainda fique aquela expectativa de que, a qualquer momento, eu vá embarcar novamente e voltar para o lugar onde estive. E ainda, junto com as peças de roupas, vem as lembranças da viagem.

Baixar as fotos da viagem é um sacrifício.
Para mim, baixar as fotos depois de uma viagem e revê-las é um grande sacrifício. Justamente porque lembro de tudo o que fiz, o que poderia ter feito a mais e das amizades. Logo, prefiro baixar as fotos em outro dia, em que a deprê tenha passado.

Volto pensando na próxima viagem e procurando promoções.
Pode ser para qualquer destino, a qualquer hora e dia. Quando chego de uma viagem, e bate aquela deprê, corro para o computador em busca de promoções para qualquer lugar do mundo. Penso em lugares que gostaria de voltar ou conhecer. E sonho com a próxima viagem…

E você, também tem deprê pós-viagem?


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial