A arte do grafite na rua São Francisco, em Curitiba
Postado por: Tatiana DornellesCuritiba, capital paranaense, é uma cidade que exala cultura, arte e beleza. A rua São Francisco, no Centro Histórico, é exemplo disso. E, claro, a arte nas ruas – ou street art -, me chamou a atenção, afinal, também sou formada em Artes Visuais. A visita ocorreu durante o 2º Curitiblogando, projeto que reúne blogueiros para desbravar a cidade modelo e contar em seus blogs de viagem.
A rua é uma das mais antigas de Curitiba e foi totalmente revitalizada pela prefeitura, mantendo ainda os aspectos de antigamente. Recebeu iluminação e ganhou novas calçadas, permanecendo com a pavimentação em paralelepípedo.
Posteriormente, uma ação coordenada pela Associação Comercial do Paraná, chamada Arte Urbana – Memórias de Curitiba, foi proposta. Assim, cada porta de aço dos estabelecimentos comerciais ganhou uma pintura em grafite, feita por diferentes artistas convidados, mostrando aspectos que lembram a história da cidade e o santo que leva o nome da rua.
Difícil é não se encantar pelo trabalho feito nas portas, o que só pode ser observado quando o comércio está fechado. As cores, a perfeição dos desenhos e a própria história mostrada pelos artistas através dos grafites fascinam quem passa pelo local.
A ação acabou com a pichação, o que era muito comum, e transformou a rua em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. E, sinceramente, não há quem não queira fazer fotos e mais fotos em frente a cada uma das portas… Eu fotografei em frente a algumas…
E apenas para concluir: próximo da rua São Francisco encontramos dois grafiteiros, que estavam pintando um muro na entrada da Galeria Júlio Moreira, no Largo da Ordem. Foi legal ver o trabalho deles!