A arte do grafite na rua São Francisco, em Curitiba

Postado por: Tatiana Dornelles

Curitiba, capital paranaense, é uma cidade que exala cultura, arte e beleza. A rua São Francisco, no Centro Histórico, é exemplo disso. E, claro, a arte nas ruas – ou street art -, me chamou a atenção, afinal, também sou formada em Artes Visuais. A visita ocorreu durante o 2º Curitiblogando, projeto que reúne blogueiros para desbravar a cidade modelo e contar em seus blogs de viagem.

A rua é uma das mais antigas de Curitiba e foi totalmente revitalizada pela prefeitura, mantendo ainda os aspectos de antigamente. Recebeu iluminação e ganhou novas calçadas, permanecendo com a pavimentação em paralelepípedo.
Posteriormente, uma ação coordenada pela Associação Comercial do Paraná, chamada Arte Urbana – Memórias de Curitiba, foi proposta. Assim, cada porta de aço dos estabelecimentos comerciais ganhou uma pintura em grafite, feita por diferentes artistas convidados, mostrando aspectos que lembram a história da cidade e o santo que leva o nome da rua.

 

Difícil é não se encantar pelo trabalho feito nas portas, o que só pode ser observado quando o comércio está fechado. As cores, a perfeição dos desenhos e a própria história mostrada pelos artistas através dos grafites fascinam quem passa pelo local.

 

 

A ação acabou com a pichação, o que era muito comum, e transformou a rua em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. E, sinceramente, não há quem não queira fazer fotos e mais fotos em frente a cada uma das portas… Eu fotografei em frente a algumas…

 

 

 

E apenas para concluir: próximo da rua São Francisco encontramos dois grafiteiros, que estavam pintando um muro na entrada da Galeria Júlio Moreira, no Largo da Ordem. Foi legal ver o trabalho deles!

 

Fotos: Destino Mundo Afora
Participaram da 2º edição do Curitiblogando que ocorreu entre 16 e 18 de agosto de 2013: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Marcos Coqs e Amanda Malucelli (Viajão), Carol Moreno (Mochilão Trips), Beta Rodrigues e Dea Sales (Férias de Mochila), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Simone Jung e Hiroshi Homma (Flashes de Viagem), Leidinara Batista (Férias Now), Fernanda Souza (Preciso Viajar), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Cristiane Tomasi (Carpe Diem). Blogueiros convidados: Lilian Brandão e Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Monique Ribeiro (Diário Radical) e Tatiana Dornelles (Destino Mundo Afora).
A organização das atividades do segundo encontro dos blogueiros contou com os seguintes patrocinadores: Mala Pronta e Flex Câmbiocom o apoio do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e da Página 1 Comunicação e com os colaboradores Mercearia BresserBaggio Pizzaria e FocacceriaArtesalino Café e BistroTAJ BarCupcake CompanyKnock Knock HostelLafort,  Pulp EdiçõesKuritbikeMON – Museu Oscar NiemeyerMuseu Holocausto e Hotel CWB Express.
 
Gostou?

 

Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial