Cataratas do Iguaçu: maravilha da natureza
Postado por: Tatiana DornellesAs Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, sem dúvidas, é um dos lugares mais lindos que já visitei. Não imaginava a imensidão e beleza do lugar e pude usufruir desta maravilha da natureza durante minha participação no Festival de Turismo das Cataratas – FIT Cataratas, a convite da assessoria de imprensa do evento.
A caminhada na trilha é de cerca de 1h30, isso porque as paradas são praticamente obrigatórias e com paisagens maravilhosas. Para fotografar, há locais específicos, como mirantes, de onde é possível pegar ângulos espetaculares. O caminho da trilha é todo de concreto, com escadarias em alguns pontos, por isso, é ideal ir de tênis.
Para ter uma ideia da imensidão do lugar, são cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu (20%), no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú, em Misiones, na Argentina (80%). Conheci as cataratas no lado brasileiro, mas dizem (e ainda irei comprovar) que o lado argentino é ainda mais bonito…
Depois de tanto caminhar e das impressionantes quedas d`água, foi a vez de dar aquela paradinha básica na passarela, de onde é possível passar por cima daquelas fortes águas. Claro que não poderia perder a oportunidade e ir até o fim… Lá, mesmo com a capa de chuva, é praticamente impossível não sair molhado. E, confesso, nem o frio, a garoa e o vento forte me desanimaram de ir na passarela.
Para conhecer as cataratas, é bom ir preparado: de tênis e roupa confortável (não foi meu caso, já que não saio do salto alto), caixa estanque para a máquina, capa de chuva e mochila. Como eu não tinha caixa estanque, comprei aqueles sacos plásticos que vendem para proteger a câmera, por R$ 2,00, o que não adiantou muito – já que minha Cannon pifou completamente (nos últimos momentos…).
Também precisei comprar capa de chuva – sempre esqueço as minhas nas viagens. Dentro do parque, o preço é R$ 8,00 e não duram quase nada. Foram duas capas de chuva, já que uma rasgou no meio do caminho… Mas, para quem não quer tomar um verdadeiro banho, vale gastar um pouquinho… E, ainda assim, com capa, dá aquela molhada básica…
Após ir bem no meio da queda d`água (na passarela), ainda tem o elevador panorâmico. A fila é grande, demorada, mas o visual lá de cima é incrível. A fotografia do elevador e da fila só não saiu porque a máquina pifou bem na hora. Lá de cima, dá para ver as quedas d`água, a passarela e a beleza natural do lugar.
Nossa, saí de lá encantada, com vontade de voltar e poder levar meus filhos nas cataratas. Comecei a planejar a viagem em família para Foz do Iguaçu e a elaborar um roteiro para visitar os lugares interessantes que há na cidade. Porém, ainda não faço ideia de quando devemos viajar… Está nos planos e isso é o que vale.
O Parque Nacional do Iguaçu tem toda uma estrutura para poder passar o dia por lá. Para almoçar, há o restaurante Porto Canoas, com vista para o rio (onde almoçamos e, em breve, contarei aqui), banheiros, estacionamento, entre outras opções, e lojinhas de souvenirs. Afinal, sair de uma maravilha dessas sem uma lembrança não dá, né?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.
Muito massa! Sem dúvida uma das coisas mais bonitas que já vi na vida. Eu também fui aos dois lados e sem querer fazer média eu não tenho resposta de qual é mais bonito, cada um tem seu charme. Sou doido pra voltar.
Abraços,
Helder
Verdade Helder, para mim foi um dos lugares mais lindos que já fui… E sei que tem muitos outros por aí que estão na minha lista… hehe Estou louca pra voltar também, mas desta vez quero ir no lado argentino…
This is one waterfall on my list.
Voted for you Tatiana (vote No 16) All the best 🙂
Here is mine:
http://www.bigblogexchange.org/profile/2014/5686536431468544
Hi, Haddock… Iguazu Falls is wonderful…
Thank's! I voted for you too.