Barra Velha: charme e colonização açoriana

Postado por: Tatiana Dornelles

Tive o prazer, recentemente, de conhecer junto com Max mais uma cidade do litoral catarinense: Barra Velha. Na verdade, confesso, nem sabia que existia, já que estamos acostumados a ouvir somente sobre as praias mais famosas de Santa Catarina – e mais procuradas por turistas -, como Florianópolis, Balneário Camboriú, Laguna, entre outras.
Barra Velha fica bem próximo a Balneário Camboriú (a 45 quilômetros) e possui uma estrutura incrível. Tem sete praias, entre elas Península, Tabuleiro, Praia do Sol (Pedras Negras), Pedras Brancas, Praia do Grant, Praia do Cerro e Praia Central. Esta última, por exemplo, é um charme. Possui somente 800 metros de extensão, é ladeada pelo molhe de pedras até o Costão dos Náufragos e é uma das mais procuradas por turistas.

foto 1 (3)

O que mais me chamou a atenção na Praia Central foi o colorido dos barcos artesanais, local conhecido por Porto dos Pescadores. Havia vários barcos de pescadores e redes de pesca neste lugar e, claro, tive que parar para fotografar.

foto 2 (2)

foto 2 (3)

foto 1 (1)

De lá, passamos pelo Costão dos Náufragos, onde se encontra a imagem de Iemanjá, um dos pontos que também atrai turistas. Ela fica virada para a praia. Atrás dela, há uma cruz, que marca o naufrágio envolvendo combatentes que voltavam da Gerra do Paraguai, em 1865. Bem próximo, há ainda a estátua da Sereia Janaína, uma homenagem à filha de Iemanjá. As duas estátuas foram inauguradas em 1993.

foto 3

foto 2

foto 1

Colonizada por açorianos, Barra Velha foi considerada porto de pesca de baleias no início do século XIX. Além das praias, possui outros atrativos, como a lagoa paralela ao mar, o Morro do Cristo, a ponte pênsil e as estátuas da Índia Mani e e do Pescador, bem como a boca da barra, onde o rio Itapocú desemboca no mar.
Foi pouco tempo para conhecer a cidade, mas com certeza ficou aquele gostinho de “quero mais”. Em breve voltarei a Barra Velha…

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial