Ponte Anita Garibaldi: novo cartão postal de Santa Catarina

Postado por: Tatiana Dornelles

O mais novo cartão postal de Santa Catarina foi inaugurado no dia 15 de julho e chama a atenção pela arquitetura e imponência. A Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, é a primeira ponte estaiada em curvas do Brasil, com 2.830 metros de comprimento, sendo que o vão central tem 400 metros e é suspenso por cabos de aço presos em dois mastros de 63 metros de altura.

A ponte começou a ser construída em 2012 sobre o Canal das Laranjeiras – lagoas de Imaruí e Santo Antônio dos Anjos. Com tecnologia inovadora, a logística foi planejada com rigoroso controle da operação de forma a minimizar o impacto sobre a fauna, flora, o patrimônio arqueológico e recursos hídricos da região.

Além disso, a ponte recebeu iluminação especial nos estais e virou o novo cartão postal do estado catarinense. Um deles é a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Mas, sinceramente, a ponte de Laguna – como é carinhosamente conhecida – é ainda mais bela…

Como jornalista e usuária da rodovia, acompanhei praticamente todo o processo, desde o projeto até a finalização da obra. Assim como muitas pessoas da região e turistas, também fiquei “presa” nos congestionamentos na BR-101, principalmente no verão, e até desisti de ir para Laguna por causa das filas gigantescas nas proximidades da ponte. Também, por muitas vezes, ao passar pela obra, me admirei pela grandiosidade, fotografei de vários ângulos ao passar de carro e, finalmente, posso dizer que a Ponte Anita Garibaldi está aberta ao tráfego.

Foto: Divulgação

Para quem não conhece Santa Catarina, principalmente o Sul do estado, agora tem um motivo ainda maior para conhecer. Afinal, a Ponte Anita Garibaldi virou – além de cartão postal – um ponto turístico que atrai todos os holofotes. Venha conhecer…

Fotos: Destino Mundo Afora / Ronaldo Amboni / Divulgação


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial