Painel de Aldo Locatelli, em Caxias do Sul
Postado por: Amanda MengerPor pouco, as chamas que destruíram o segundo e terceiro piso da prefeitura de Caxias do Sul em 1992 não aniquilaram também com o belíssimo painel pintado pelo artista plástico Aldo Locatelli. Conhecida como a Sistina brasileira, é de Locatelli as pinturas do teto da igreja São Pelegrino, também em Caxias do Sul.
O mural “Do Itálico Berço À Nova Pátria Brasileira”, reconta a trajetória dos imigrantes italianos que colonizaram Caxias do Sul. A obra foi inaugurada em 1954, no então Pavilhão da Festa da Uva. Ao todo são 30,8m de extensão e 2,75m de altura.
O incêndio danificou o painel e pedaços dele foram resgatados dos escombros e ficaram por cinco anos aguardando a restauração, que só foi autorizada em 1997, com recursos do governo do estado após mobilização do Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul (NAVI).
O artista: Aldo Daniele Locatelli nasceu em Bérgamo na Itália. Ele veio para o Brasil em 1948, a pedido do bispo Dom Antonio Zattera para pintar os afrescos da Catedral de Pelotas. Poucos anos depois, ganhou a cidadania brasileira e se tornou famoso pelas obras realizadas por todo o Rio Grande do Sul, com destaque para a igreja São Pelegrino e o mural “Negrinho do Pastoreio”, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, recontando a história do menino escravo. Locatelli morreu em 1962, vítima de câncer no pulmão.
Serviço:
► Endereço: Rua Alfredo Chaves, 1333, bairro Exposição
► Telefone: (54) 3218.6000
► Site: www.caxiasdosul.rs.gov.br
► Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h