Como é voar pela Gol

Postado por: Amanda Menger

Uma das mais conhecidas e maiores companhias aéreas do Brasil, a Gol, substituiu a Varig em praticamente todas as rotas operadas anteriormente pela extinta companhia aérea, que era orgulho dos gaúchos. Lembra da musiquinha da Varig e do mascote que era um aviãozinho?
Pois a Gol opera voos nacionais e alguns internacionais com aviões próprios. Tivemos a experiência de voar nas duas situações, voos domésticos e internacionais com a companhia e não observamos grandes diferenças.

Na parte nacional, fizemos voos domésticos de São Paulo para Florianópolis em janeiro de 2014, Porto Alegre para São Paulo (ida e volta) em 2014 e Porto Alegre para São Paulo em 2015, sendo que a volta foi Rio de Janeiro Porto Alegre. Já internacionalmente, voamos uma vez, de Porto Alegre para Buenos Aires, em 2013.
Nos voos nacionais foi tudo muito simples, check-in podia ser feito on-line, no balcão ou nos totens de atendimentos. Preferi em todos os voos fazer o check-in no balcão e assim já despachar a mala. No internacional, adotamos o mesmo procedimento, mesmo estando aberto a opção on-line (já li relatos de que esta possibilidade nem sempre está ativa), então é bom verificar e claro, chegar com antecedência ao aeroporto para evitar problemas. Minha avó Luzia já dizia “missa se espera na igreja”, ou seja, chegue antes. Sempre.

Ida para Buenos Aires, no fundão do avião

O atendimento das equipes a bordo não tem grandes diferenças também. É claro que a equipe de voos domésticos é menor, especialmente se o voo for rápido, como nos casos em que pegamos que não passou de 1h30 (Rio/Porto Alegre), nos outros nem chegou direito a uma hora no ar.
Como viajamos antes de julho de 2015, os voos nacionais não tinham lanche algum. A companhia anunciou que a partir de julho de 2015 ofereceria um snack de azeite e ervas nos voos domésticos. Para quem pega a ponte aérea Rio/São Paulo, tem tratamento diferenciado, com um lanche mais apetitoso. No de Buenos Aires foi oferecido um sanduíche bem simples e refrigerante, suco ou água.

Com a mamis, na ida para São Paulo, primeiro trecho da saga Eurotrip 2015

Em nenhum dos voos que pegamos tinha serviço de entretenimento, apenas as revistas. No voo para Buenos Aires, tinha uma área reservada para a “classe” Gol Conforto, que tem mais espaço para as pernas.
Uma das viagens, a de 2014, Porto Alegre para São Paulo (ida e volta pela Gol), foi feita com o bilhete tirado a partir do resgate de milhas. O processo foi todo muito simples e rápido. Transferimos os pontos do cartão de crédito para o Smiles. No site da Gol há um hotsite só para o Smiles, depois de logar, procure o destino, datas e verifique se vale a pena.
Nesta viagem, conseguimos pegar cada trecho por cinco mil milhas, um bom valor para viagens domésticas. Feito o desconto das milhas, só pagamos as taxas de embarque. O valor pedido à época para estes trechos era de quase R$ 650,00 mais as taxas. No fim, tudo saiu por apenas R$ 160. Os R$ 650 foram revertidos em euros (ai que saudade do euro a R$ 3,00) e pagou alguns dos passeios por Paris.

Porto Alegre vista de cima

O tratamento da empresa a bordo é simples, não oferece nada de mais, o que poderia se refletir em passagens com preços mais amigos, mas não é o que tem se visto. De forma geral, o serviço é bom, mas sem agregar outras comodidades o fator preço pode ser decisivo na hora da escolha. No caso do voo para Buenos Aires, saindo de Porto Alegre, a Gol não tem grandes competidores, no páreo mesmo só a Aerolíneas Argentinas, porque não há muito sentido em pegar um voo que não seja direto neste caso, ficar dando voltinhas em outros aeroportos, como faz a Tam, só se o preço estiver muito, mas muito mais baixo. Outras companhias têm se esforçado para agradar o consumidor com “mimos” e com preços mais atrativos e mesmo recompensando melhor o cliente com pontos nos cartões de fidelidade.

Serviço:
► Site: www.voegol.com.br

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao
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