Torre de Londres, em Londres

Postado por: Amanda Menger

Um dos cartões postais da capital inglesa é a Torre de Londres. O local começou a ser construído em 1078 por Guilherme, O Conquistador. Servia de fortaleza e também de residência real até o século 16. O lugar é cheio de histórias, passou por muitas mudanças ao longo do tempo, assim como teve suas funções alteradas.

Uma das principais funções da Torre de Londres foi a de prisão. Por lá passaram as esposas de Henrique VIII que foram condenadas à morte, como é o caso de Ana Bolena (quem quiser conhecer mais a história deste monarca e de suas várias esposas, recomendo a série Os Tudors. A fotografia é fantástica e mostra a história desta dinastia no período de Henry e do o processo de fortalecimento da monarquia absolutista, da criação da igreja Anglicana – período da Reforma Religiosa. E ainda, sugiro ver na sequência dos filmes Elizabeth que tratam do reinado de sua filha). A Torre foi usada como prisão entre 1100 até 1952. Durante a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, 12 pessoas foram executadas lá por espionagem.

DSCN2674 (Copy)

DSCN2667 (Copy)

DSCN2638 (Copy)

Interessante que há alguns séculos, a Torre já admitia visitantes e tem até uma história de um visitante que foi ferido por um dos leões que eram mantidos ali. Eles tinham um zoológico no espaço e ele acabou sendo fechado. Além de leões tinham também elefantes, macacos e muitos animais trazidos das colônias inglesas.
Uma das atrações da Torre é a exposição das joias da Coroa. Além da exposição de coroas, cetros, tem também louças e objetos utilizados em cerimônias especiais como casamentos e coroações, há ainda um espaço em uma das torres com reproduções das joias, para indicar onde elas ficam inicialmente até uma tentativa de furto.

Coroa usada por Elizabeth 2. Crédito: London Tower Oficial/Divulgação

Cetro real. Crédito: London Tower Oficial/Divulgação

Entre todos os objetos ficamos encantados com um saleiro gigante, mas principalmente com a coroa da rainha Vitória. Simplesmente fantástica, tanto é que dela a imagem que representa o espaço. Uma pena que neste local não é permitido fotos.
Outra atração da Torre são os corvos. Há uma lenda que conta que enquanto os corvos estiverem na Torre de Londres haverá rei/rainha da Inglaterra. Por isso, os corvos são muito bem tratados. Nem sempre eles estão por ali, pois como ficam soltos, podem voar livremente. No dia em que visitamos, eles já estavam de volta e logo os tratadores os colocaram de volta no viveiro.

Na programação, reserve cerca de 3 horas para a visitação. Se for no verão, reserve mais tempo devido à ocorrência de filas, como é o caso da exposição das joias.
Ainda na Torre é interessante observar os cômodos que estão decorados. Eles são reproduções e originais de móveis e utensílios usados pela realeza enquanto o local foi utilizado como palácio.

DSCN2649 (Copy)

DSCN2650 (Copy)

Os ingressos para a Torre de Londres costumam ser caros, atualmente £25 por adulto. No entanto, muitas vezes é possível encontrar os tickets entre os listados na promoção 2 for 1 da ferrovia inglesa. Assim, vale muito mais a pena, porque um dos ingressos sai de graça. Foi assim que visitamos em fevereiro de 2014. Para economizar um pouquinho, caso não esteja na 2 for 1, é comprar on-line. A visita pode ficar mais completa se você optar pelos áudio guias ou então pela visita guiada que ocorre três vezes ao dia (entre as 10h e às 14h30).

DSCN2662 (Copy)

Serviço:
► Site: Torre de Londres
► Estação de Metrô: Tower Hill
► Horários: No inverno (de novembro a fevereiro), das 9h às 16h30 e no verão (de março a outubro) das 9h às 17h30. A última entrada ocorre meia hora antes do fechamento.
► Áudio guia: £4 para adultos
► Ingressos: em média £25 para os adultos.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial