Caminhos da Colônia, em Caxias do Sul

Postado por: Amanda Menger

Trinta e cinco quilômetros de paisagens lindas, muita história e uma gastronomia que faz qualquer um desistir da dieta. Assim pode ser descrito o roteiro Caminhos da Colônia. O trajeto passa por Caxias do Sul, Otávio Rocha, Flores da Cunha e retorna a Caxias. Fizemos o passeio em 2012 e estamos com planos de voltar em breve!

Parreirais ao longo da estrada. Em agosto, eles estão “hibernando”

A proposta do roteiro fazia parte das atividades paralelas de um evento que participamos em Caxias do Sul. Na serra gaúcha é muito comum oferecer passeios aos visitantes que vem participar de eventos, independente da área.
Fizemos o passeio com a agência Arte do Turismo, de Caxias mesmo. Para fazer o roteiro todo é necessário um dia. O início é no centro de Caxias e inclui visita à Igreja San Pelegrino, com direito a guia contando como interpretar as imagens gravadas nas portas do templo.

DSC01082 (Copy)

IMG0868A

O roteiro inclui um city tour por Caxias do Sul, com parada no belvedere do Parque da Uva, depois vista ao Orquidário, vinícola familiar, vale da Colônia, comunidade de Santa Justina em Otávio Rocha, city tour em Flores da Cunha e vinícola temática. O passeio pode incluir almoço típico italiano.

DSC01075 (Copy)

No nosso passeio, o roteiro sofreu alguns cortes para podermos fazê-lo em uma tarde. Assim, fizemos o city tour em Caxias, visitamos a comunidade de Santa Justina, onde paramos em uma praça e visitamos um museu, fizemos o city tour em Flores da Cunha e seguimos para a vinícola Tonet, já em Caxias novamente, onde fizemos degustação de vinhos e espumantes, além de conhecer como ocorre a produção.

Em Otávio Rocha há uma praça com parreirais de vários tipos de uvas

Um museu dedicado à produção de licor

IMG0878A

Um dos destaque da vinícola é que durante o período da vindima, entre o fim de janeiro e março, os turistas podem agendar e passar o dia lá. Aprendem como colher a uva, como amassá-la com os pés e podem comprar o vinho que produziram (meses depois a vinícola envia as garrafas e o rótulo é personalizado). Ao meio-dia é feita uma pausa para um almoço com sabor italiano e jeitinho da colônia.

DSC01087 (Copy)

DSC01099 (Copy)

Durante a degustação, Tonet nos contou alguns “segredos”. Segundo ele, há vinhos indicados não somente para harmonizar com um tipo ou outro de refeição, mas que são indicados para alguns problemas de saúde ou para prevenção. Perguntou sobre os nossos gostos e fez indicações. A grande lição, no entanto, foi: “o melhor vinho para você é aquele que você gosta, não importa se é suave, se é seco, se é meio-suave ou um tipo específico de uva. Tome o que agrade ao seu paladar”.

Serviço
►Sites: Roteiro Caminhos da Colônia e Arte do Turismo
►Horário: das 9h às 16h30 (saída dos hotéis ou a combinar)
►Preço: O valor pode variar dependendo do período do ano e ainda se há a inclusão de hospedagem e translados.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial