Novas medidas de segurança nos aeroportos brasileiros

Postado por: Tatiana Dornelles

Considerada uma prioridade pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a segurança do transporte aéreo envolve procedimentos de inspeção importantes, tais como a revista de passageiros para o acesso às áreas restritas dos aeroportos (áreas de embarque, pista e aeronaves) e a inspeção de bagagens. Esses procedimentos de segurança são adotados e padronizados internacionalmente.

tam1

Desde o dia 18 de julho de 2016, essas medidas de segurança estão ainda mais presentes nos aeroportos brasileiros, e é muito importante que os passageiros contribuam para que o embarque ocorra de forma eficiente e segura. Os procedimentos a que os passageiros estão sujeitos são os seguintes: passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de Raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção.

IMG_6543

As empresas aéreas orientam os passageiros dos voos nacionais a se apresentarem para o check-in com antecedência de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo. Já a Anac orienta que os passageiros cheguem 2 horas antes. A Anac sugere que os passageiros que possuem notebooks retirem antecipadamente os equipamentos da bagagem de mão para agilizar o procedimento. Além disso, devem ser retirados do corpo cintos, relógios e objetos metálicos, antes da passagem pelo Raios X.

6da942d2-03c3-4937-ae8e-82b83980c724

Procedimentos de segurança
► A revista física é aquela em que o passageiro é revistado por um Agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de Raios X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos APAC, e com presença de testemunha.
► A retirada de computador portátil (laptop) do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelos pórticos de raios X para voos domésticos. Atualmente, essa medida é adotada para voos internacionais.
► A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de Raios X também poderá ser solicitada; nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos Apac.

tam2

Fonte: Anac
Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial