Osteria Della Colombina, em Garibaldi
Postado por: Amanda MengerEm italiano a colombina é uma pomba e uma tradição é fabricação de um pãozinho com o formato desta ave. Ele era feito pelas nonas como um presente em famílias numerosas, especialmente as mais pobres. E é com um destes pãezinhos que dona Odete Lazzari presenteia quem almoça na propriedade, a Osteria Della Colombina.
A história de dona Odete é tão fantástica quanto sua culinária. Ela e as quatro filhas deram início em 2001 ao empreendimento que foi pioneiro no município. Com a ajuda das meninas, especialmente da mais velha e da mais nova, ela produz sucos, vinhos, leite e principalmente, deliciosos almoços. A família Lazzari e outras do interior de Garibaldi se juntaram, formando o Roteiro Estrada do Sabor. O nome não poderia ser mais adequado. Tudo artesanal e com sabores surpreendentes, bem como o atendimento. Na osteria você se sente como parte da família, sendo recebido para um daquelas almoços deliciosos e longos, com mesa farta, bate-papo e boa companhia.
Conhecemos a Osteria Della Colombina durante a blog trip organizada pela Secretaria Municipal de Turismo de Garibaldi, em julho deste ano. Logo que chegamos a propriedade, por volta das 11h30, fomos recebidos pela filha mais nova, Rayssa. Guiados por ela conhecemos os pomares, parreirais, a criação de animais, a horta e o espaço dedicado à memória da família, como um pequeno museu e o local onde ela mesma produz sucos e vinhos que são servidos durante os almoços.
Enquanto percorremos a propriedade, dona Odete comanda as panelas e logo somos convidados a irmos para o porão, onde fica o restaurante. Lá de entrada são servidos queijo, salame, pão, cachaça, sucos e vinhos. Tradicionalmente o primeiro prato é a sopa de capeletti. Em seguida, vem a carne que foi cozida com o capeletti. A carne, de gado ou frango, é bem temperada e se desmancha ao toque dos talheres de tão macia.
Depois vem as saladas, massas e carne. E se você ainda tiver fôlego, as sobremesas. Eu não resisti ao sorvete de limão siciliano. O bom é que a refeição é feita de forma lenta. As meninas Lazzari são adeptas ao slow food, ou seja: cada prato é servido para ser degustado em todo o seu sabor, só então passam para o próximo. E ao longo da refeição, aprecia-se as bebidas e a boa conversa.
Ao final da refeição, após o cafezinho, dona Odete cumprimenta os convidados e os presenteia com a sua colombina. E logo vem o convite: volte sempre! E voltaremos!
Serviço:
►Endereço: Comunidade Linha São Jorge.
►Agendamento: os almoços são para um público reduzido, assim é necessário agendamento que deve ser feito pelos telefones (54) 3464 7755 e (54) 9121 1040, ou ainda pelo e-mail: colombina@estradadosabor.com.br
► Site Osteria Della Colombina
O blog Destino Mundo Afora participou desta viagem a convite da Secretaria Municipal de Turismo de Garibaldi (RS). Passeios, hospedagem e alimentação estavam inclusos. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu em julho de 2016.
Fotos: Destino Mundo Afora
Boa noite, tudo bem?
Meu nome é Mari e moro aqui em Xaxim SC.
Sou neta de Guilherme Bettu e Luiza. A minha mãe é a Vilma Bettu.
Já estive no Vale dos Vinhedos mas não fomos para Garibaldi.
Desejo um dia visitá-los na companhia de minha família. Um abraço