Arène de Nimes, o Coliseu de Nimes

Postado por: Amanda Menger

O anfiteatro romano mais bem preservado não é o Coliseu e sim a Arène de Nimes, localizada na cidade de Nimes, no sul da França. Esta região tem forte presença romana ainda nos dias de hoje.
Quem já viu as aventuras de Obelix e Asterix, os temidos gauleses contra o romano Júlio César conhece esta região da França, a Gália. Na realidade, um pouco antes de César conquistar esta área para Roma, já havia bastante influência da Cidade Eterna por lá.

dsc_8297-copy

dsc_8300-copy

No período do imperador Otávio Augusto a cidade cresceu e ganhou vários monumentos como a Maison Carrè e a Torre Magna. O anfiteatro foi inaugurado no fim do século I d.C, mais ou menos no mesmo período do Coliseu, em Roma.
O local serviu, entre os séculos II e III como arena para as lutas de gladiadores e para as corridas de bigas. Inicialmente, a arena comportava 24 mil expectadores. Atualmente, com as adaptações feitas, atende 16 mil. O espaço de apresentação tem 133 metros de comprimento e 101 de largura, em um formato oval. De qualquer ponto das arquibancadas se tem uma vista panorâmica da arena.

dsc_8331-copy

dsc_8334-copy

dsc_8353-copy

dsc_8361-copy

As pesquisas feitas na Arène de Nimes mostram que as lutas de gladiadores ocorridas lá eram profissionais. Homens livres se candidatavam a ser gladiadores. Procuravam uma tropa, e eram aceitos após treinamento. Muitos gladiadores ficaram famosos e ganharam apelidos como Rápido como um Raio, Forte como um Urso, entre outros.
As lutas de gladiadores teriam começado a partir de um costume estrusco, povo que habitou a região de Roma e estariam entre os fundadores da cidade e entre os reis do período monárquico. Os etruscos faziam lutas para lembrar os mortos e estas lutas costumavam terminar em morte. Não se sabe ao certo como foi a evolução destes espetáculos, o fato é que no final da república, no século I a.C já eram bem famosas e disputadas em anfiteatros ainda de madeira.

dsc_8319-copy

dsc_8321-copy

dsc_8327-copy

dsc_8328-copy

Os gladiadores em Roma podiam ser escravos de dívidas ou prisioneiros de guerra, cristãos que tinham sido perseguidos ou ainda condenados à morte. Já em Nimes, era um pouco diferente, não se constatou a presença de cristãos, mas não se pode descartar de todo, mas de forma geral, os gladiadores que se apresentaram por lá eram profissionais e estavam em busca de fama e dinheiro. Nimes tinha a sua própria escola de gladiadores. A palavra gladiador vem de gládio, uma espécie de espada pequena. Cada gladiador tinha um nome que vinha por conta das armas utilizadas por eles.
É possível andar por dentro da arena e ver os corredores como os “vomitódromos” que serviam para que os patrícios, a elite romana, não se misturasse com a plebe e pudesse chegar aos seus locais de destaque. Na Arena também tem um pequeno museu com roupas e objetos utilizados na Antiguidade Romana e nas touradas.

dsc_8376-copy

dsc_8379-copy

dsc_8380-copy

dsc_8382-copy

dsc_8385-copy

Durante a Idade Média, a arena foi utilizada como habitação e foi murada para evitar as invasões de povos como os visigodos. No século 19, a arena foi remodelada e passou a abrigar espetáculos de touradas. Quando fomos lá em abril de 2015, tinha terminado um dos dois festivais anuais. Também são realizados lá shows musicais e encenações de teatro e um festival que relembra os tempos romanos. Este espetáculo ocorre normalmente no final de abril, início de maio.

dsc_8338-copy

Dos degraus mais altos da Arena é possível ver toda a cidade, como a Torre Magna, monumento também romano

Serviço

►Site: http://www.arenes-nimes.com/
►Ingressos: 10 euros com áudio-guia. É possível comprar um tour combinado, que inclui o ingresso para a Arena,para a Maison Carrè e para a Torre Magna no valor de 12 euros.
►Horários: a Arena abre diariamente (exceto em dias de feiras e shows). De novembro a fevereiro, das 9h30 às 17h; em março e outubro, das 9h às 18h; em abril, maio e setembro, das 9h às 18h30; em junho, das 9h às 17h e em julho e agosto, das 9h às 20h.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial