Brasserie Belga, gastronomia da Bélgica no Rio de Janeiro

Postado por: Tatiana Dornelles

Gastronomia belga em pleno Centro Histórico do Rio de Janeiro? Sim, é possível encontrar no Brasserie Belga, localizado no térreo do Belga Hotel, na esquina da rua dos Andradas e avenida Marechal Floriano. Com capricho e carinho, o chef Alexandre Binard é quem comanda o restaurante e preparou cardápios pra lá de especiais.

IMG_3107 (Copy)
A hospedagem ocorreu a convite do Belga Hotel, através da MMA Comunicação, e durante os dias na Cidade Maravilhosa experimentamos o que há de mais gostoso na gastronomia da Bélgica, entre café da manhã, almoço e jantar, além das cervejas (uau!). Você sabia, por exemplo, que as cervejas belgas são consideradas as melhores do mundo? Pois é…
No primeiro dia, participei da noite “Bapas” Belgian Beer Tapas, uma noite de degustação de cervejas belgas. Foram servidos cinco tipos da bebida junto com os respectivos acompanhamentos. A primeira cerveja foi Stella Artois, com endívias recheadas com salada de atum e maionese caseira.

IMG_3075 (Copy)

IMG_3077 (Copy)

Acompanhada de peito de frango frito empanado em panko, com brie francês derretido “tomate cereja”, foi a vez da cerveja Weissbier. Sabia que na Bélgica, durante o verão, a cerveja de trigo é servida com uma rodela de limão para dar mais refrescância? Show, né? Eu aprovei!

IMG_3078 (Copy)

Em seguida, veio a cerveja Brugse Zot Blonde, com lula e linguiça, pipoca e maionese. Como vocês sabem, não sou chegada a frutos do mar, mas geralmente experimento em restaurantes (quando vou pelo blog) e, confesso, estava divino…

IMG_3083 (Copy)

IMG_3087 (Copy)

A degustação da quarta cerveja – uma Straffe Hendrik Tripel (com teor alcoólico elevadíssimo), por sua vez, veio acompanhada de torradas de caranguejo, abacaxi, pimentão amarelo e molho curry. A quinta, Ravena Belgian Pale Ale, foi servida com carne de porco thai, limão e castanha de caju. De-lí-cia!

IMG_3090 (Copy)

IMG_3094 (Copy)

IMG_3103 (Copy)

Depois das cinco cervejas, veio a segunda parte da degustação. Desta vez, voltamos à Stella Artois, mas agora acompanhada de pizza de presunto parma, mussarela e orégano. Para encerrar, mexilhões com abobrinha italiana, molho curry e coentro e magret, maionese de limão e wasabi, brócoli no vapor e, claro, cerveja Weissbier. Enfim, encerramos a noite em grande estilo e com muita cerveja belga…

IMG_3104 (Copy)

IMG_1910 (Copy)

O café da manhã da brasserie é a la carte. No sábado, nosso desjejum foi com salada de frutas, mil folhas com chocolate belga (chocokoek), pão francês com Vleessalade (salada de presunto com picles e maionese caseira) e ovos mexidos do chef, com tomates, orégano e azeitonas pretas. Para acompanhar, suco de fruta do dia – que neste caso foi de melancia – além das opções de bebidas quentes: café expresso, latte, cappuccino ou chocolate belga quente. Eu, particularmente, optei pelo cappuccino.

IMG_3115 (Copy)

Depois de voltarmos dos passeios da manhã, o almoço na Brasserie Belga foi especial: a entrada foi salade française, com torradas com cebola caramelizada, queijo brie, salada crua com molho de mostarda de Dijon. Amei este prato!

IMG_3329a

IMG_3331a

O prato principal foi linguiça de panela com stoemp de couve-flor. A linguiça é de carne suína e vitela, enquanto o stoemp é um purê de couve flor com batata, cebola e molho de vinho branco.

IMG_3333a

Como sobremesa, optei pela Tarte Tatin, uma espécie de torta de maçã francesa que estava gostosa, mas não foi aquele “uau” para o meu paladar.

Rio de Janeiro , nos dia 27 e 28 de janeiro foi realizado um Prees Trip para vários jonalistas de vários estados na área de turismo afim de conhecero primeiro empreendimento da hotelaria Belga no Brasil. Belga Hotel, localizado no corredor cultural do centro do Rio deJaneiro.

Foto: Salvador Scofano

IMG_3337a

Já à noite, tivemos uma brincadeira bem interessante: o chef Alex Binard propôs uma disputa no estilo Master Chef. Na ocasião, cada blogueiro deveria criar o próprio prato, com base nos ingredientes dispostos na bancada.

IMG_3417 (Copy)

As opções eram Tomate Crevette, recheado com cocktail de camarão ou Steak Tartare, tartare de filé cru picado, temperado com picles, alcaparras, cebola e condimentos. Eu, por preferir carne a frutos do mar, escolhi fazer a segunda opção.

Foto: Salvador

Foto: Salvador Scofano

Foto: Salvador Scofano

Foto: Salvador Scofano

IMG_3424 (Copy)

IMG_3423 (Copy)

Aliás, até gostei de preparar meu prato – que no final, na avaliação do chef Alex ficou super-hiper-mega-picante. hehehehe Mas fiz com muito amor e em formato de coração. Lindo, né?

IMG_3426 (Copy)

IMG_3428 (Copy)

Meu prato finalizado! Lindinho, mas picante!

Neste jantar, ainda comi o Vol-au-Vent com Fritas (Koninginnehapje met frietjes), que é uma cestinha de massa folhada recheada com cubos de frango e cogumelos com molho cremoso. A outra opção de prato (que não escolhi!) foi Scampis au Beurre Maître d´Hôtel à la Crème, camarões salteados na manteiga de ervas frescas com toque de creme de leite com arroz pilaf. Ah, e sem contar que tudo isso foi acompanhado com cervejas belgas!

IMG_3432 (Copy)
Na sobremesa, optei pelo Bavarois aux deux chocolat belge, que era um mousse de chocolate branco. Simplesmente, di-vi-no!!!

IMG_3435 (Copy)

No último dia de hospedagem, o café da manhã também foi dos deuses e para engordar (hehehe): crepioca doce, recheada com banana, canela e mel; salada de frutas; pão francês com Crab Salade, torradinhas com salada de caranguejo, surimi e maionese caseira. Para beber, experimentei (e amei!) o chocolate quente belga. Ah, e tinha suco de abacaxi também!

IMG_2029 (Copy)

Uma novidade sobre a Brasserie Belga é que serão elaborados três menus fechados. A cada dia, haverá três opções em cada refeição, ou seja, três para o café, três para o almoço e três bapas para a noite. Se você vai ao Rio, que tal passar por lá e provar o melhor da cerveja e comida da Bélgica com toque brasileiro, hein?

Foto: Salvador Scofano

Foto: Salvador Scofano

Foto: Salvador Scofano

Foto: Salvador Scofano

Serviço
► Endereço: rua dos Andradas, 129, esquina com avenida Marechal Floriano – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
► Contato: (21) 2263-9086
► Site: Belga Hotel

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao

O blog Destino Mundo Afora participou desta viagem a convite do Belga Hotel, por intermédio da MMA Comunicação. Transportes aéreos e tranfers, passeios, hospedagem e alimentação estavam inclusos. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu em janeiro de 2017.

Gostou?

Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial