Parque da Ferradura, em Canela

Postado por: Amanda Menger

A natureza é pródiga na serra gaúcha. Exemplo disso é o Vale da Ferradura, em Canela.  Para curtir estas belezas, uma ótima pedida é passar o dia no Parque da Ferradura. O local fica há 13km do centro de Canela. Para chegar até lá é preciso pegar a Estrada do Caracol, passar o Parque do Caracol e depois pegar uma estrada de chão batido.
A paisagem entre os dois parques é linda e bom é ir pela manhã se você quiser fazer a trilha que leva até a cascata do Arroio Caçador e se banhar nela. A trilha deve ser feita antes das 15h, pois são necessárias duas horas para ir e voltar. O caseiro do parque nos contou que ele leva 15 minutos para descer e 20 para subir, mas está acostumado e para quem não conhece é melhor ir com tempo, pois em alguns pontos pode ser bem escorregadia.

DSCN5682 (Copy)

DSCN5686 (Copy)

A visita que fiz ao parque foi em um domingo à tarde. Como chegamos – fui com duas amigas -, depois das 14h e fizemos os mirantes antes, não deu tempo de descer a trilha. Se não tiver intenção de conhecer a cachoeira ou tomar banho, umas 3h a 4h é suficiente para conhecer o local.

DSCN5692 (Copy)

O parque é muito bem sinalizado

DSCN0006 (Copy)

Vista do Mirante do Vale da Ferradura

O parque possui três mirantes. O mais fácil, logo na chegada é o Mirante do Vale da Ferradura o que está mais ao alto e dá vistas para o cânion e cartão postal do local. Lá embaixo corre o Rio Santa Cruz que esculpiu no morro o formato de ferradura que é deu fama ao local.
Os outros mirantes vão descendo e dando novas paisagens. O terceiro mirante, o da Cascata do Arroio Caçador que fica mais abaixo é o mais íngreme para chegar. Achei a descida mais perigosa, com pontos possíveis de escorregamento. Já a subida foi mais difícil em termos físicos, mais exigente em fôlego, porém, mais segura, sem tanta chance de levar um tombo. O segundo mirante é o do Vale do Arroio Caçador.

DSCN5746 (Copy)

Vista do Mirante do Vale do Arroio Caçador

DSCN5743 (Copy)

DSCN5715 (Copy)

O parque conta com quatro trilhas: Trilha do Rio Caí – fizemos parte dela ao visitar os mirantes 2 e 3 – ; Trilha do Pórtico, Trilha das Cotias e Trilha das Pinguelas. Na estrutura,  há espaço para churrasco (que é pago a parte), estacionamento, banheiros, playground e um restaurante. Ao todo o parque conta com 200 hectares de extensão.

DSCN5707 (Copy)

Vista do Mirante da Cascata

DSCN5769 (Copy)

O parque fica aberto o ano todo. Neste período de verão é possível aproveitar o tempo mais quente e o sol para tomar banho na cachoeira e ver as hortênsias, flor símbolo da região, em suas mais variadas core, além é claro, das araucárias, bromélias, cactos,  Há animais silvestres, como o quati, macaco prego, entre outros.

DSCN5730 (Copy)

DSCN5782 (Copy)

Serviço
►Endereço: Estrada do Banhado (s/n) – pegue a Estrada do Caracol e depois de passar o parque do Caracol continue acompanhando a estrada, primeiro de asfalto depois de chão batido. Há placas de sinalização indicando a distância.
►Ingressos: R$ 12 para adultos. Crianças e idosos: R$ 6,00. Churrasqueira R$ 8,00.
►Horário: diariamente, das 9h às 17h

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *