Abertura do Festival Gastronômico da Rota da Baleia Franca

Postado por: Tatiana Dornelles

A temporada da baleia franca no Litoral Sul catarinense teve início em julho e segue até novembro. Durante este período, os municípios que fazem parte da chamada Rota da Baleia Franca (RBF) – Garopaba, Imbituba e Laguna – preparam diversas atrações para aproximar turistas e demais interessados por estes gigantes do mar. Um destes atrativos é a segunda edição do Festival Gastronômico Rota da Baleia Franca, marcado para acontecer até 8 de outubro.


A convite do Sebrae/SC, por intermédio da Nazário & Bortot Comunicação, participei da abertura oficial, um dia antes de iniciar o evento nas cidades participantes da rota. O evento ocorreu em Garopaba, no Restaurante Zanoni, e o festival conta com 35 restaurantes. Durante este período, os estabelecimentos de Laguna, Imbituba e Garopaba terão pratos especiais com preços imperdíveis: todos por R$ 39,90.

Na abertura, diversos restaurantes marcaram presença, com degustação dos pratos/produtos que terão desconto. Aliás, este ano, uma das regras era que os pratos tivessem algum ingrediente local. O difícil era saber qual experimentar primeiro. Cardápios à base de frutos do mar, risotos, pratos sem glúten e sem lactose, cervejas artesanais, entre outros, são algumas opções com valores bem acessíveis.

Bem, experimentei o risoto de bergamota com castanha de caju, oferecido pelo Kumaras Restaurante Lounge, de Garopaba. O prato é vegetariano, podendo ser adaptado para vegano. O sabor é incrível, realmente muito saboroso…

Também provei o chips de banana com pesto de pistache, do Guna Madê, de Garopaba. No festival, é acompanhamento do hamburguer artesanal de cordeiro. O prato é sem lactose e com pão funcional.

Do Zequinha Restaurante, o Salmão Ibira – salmão grelhado ao molho Ibira e farofa de banana – estava di-vi-no! No estabelecimento, é acompanhado de buffet de arroz, pirão de peixe, feijão, farofa tradicional, batata sauté, frutas e saladas. O prato é sem glúten e sem lactose. Uau!

Outro petisco que provei foi as tortillas com guacamole, oferecidas pelo restaurante B, de Garopaba. Muito bom!

As pizzas do Beto Pizzaria, de Garopaba, estavam no capricho. Os gêmeos aprovaram…

Durante o festival, a pizza em valor promocional é com carne seca desfiada, queijo mussarela de Garopaba, pesto de alho, molho de tomate e crispy de aipim.

Os hambúrgueres também estavam excelentes e foram oferecidos pelo Guiméme’s. O prato do festival é formado por linguiça artesanal de picanha bovina grelhada, acompanhado de farofa, molhos especiais e chips de aipim. Tudo sem glúten e sem lactose…

Também teve durante a abertura opções de bebidas, como caipirinha e mojitos, da Cachaçaria Imperador, e espumantes da Suzin – da serra catarinense – e também espumantes da serra gaúcha.

Além disso, picolés estavam à disposição no evento de abertura, da Maiori Sorvetes e Picolés, de Palhoça.

Mas eram muitas as opções de pratos preparados e, claro, não conseguimos experimentar todos. Uma pena! hehehe O que achei interessante foi a diversidade de pratos sem glúten e sem lactose, abrangendo ainda mais o público que tem restrição alimentar (como eu!). Show, né?
Durante o festival, que vai até o dia 8, os restaurantes participantes podem ser identificados por um banner. Um guia com informações sobre os estabelecimentos e os pratos pode ser acessado no site www.rotabaleiafranca.com.br e nas redes sociais Facebook e Instagram: Rota da Baleia Franca. Aproveite!

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
O blog Destino Mundo Afora participou do evento a convite da assessoria de imprensa do Sebrae/SC. Transporte, alimentação e bebidas estavam inclusos no convite. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu em setembro de 2017.

Gostou?

Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial