As hortênsias na Serra Gaúcha

Postado por: Amanda Menger

A área de Gramado, Canela e Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, também é conhecida como região das Hortênsias. O epiteto tem a ver com a flor que simboliza os municípios: a hortênsia, que floresce no final da primavera e permanece até o final de março. Por onde se passa, as hortênsias estão presentes, formando cordões de flores tanto na área urbana quanto nas rodovias como a RS 235 (que liga Gramado a Canela e depois a São Francisco de Paula e também em direção à Nova Petrópolis) e também na RS 115, que liga Gramado a Três Coroas.

Às margens das rodovias

A hortênsia tem uma data especial: 7 de julho. A data foi escolhida porque as hortênsias florescem no final da primavera, início do verão, cerca de seis a sete meses após o plantio. A data foi estipulada em lei municipal, em 1961 (a lei definiu também como lema do município: Gramado, Jardim das Hortênsias) e todos os anos neste período são plantadas mais mudas da flor.
As hortênsias são originárias da China e do Japão, em áreas de clima mais frio, semelhantes às encontradas na serra gaúcha. A flor chegou à Europa por volta de 1790 e na região de Gramado foi trazida pelos médicos de origem alemã, Carlos Nelz e Stürmhoffel, em 1925, a partir de mudas trazidas do Rio de Janeiro. No entanto, há pesquisas históricas que indicam que a planta teria chegado antes ainda, em 1901, já que um cartão do Hotel Hampell, de São Francisco de Paula, identifica a localidade como pertencente à região das Hortênsias. As mudas da planta teriam sido trazidas pelo dono do hotel, diretamente da Europa.

Inicialmente, elas foram plantadas como medida de prevenção à erosão da encosta da serra. Posteriormente, foram utilizadas com fins decorativos, com a intervenção de Oscar Knorr e Leopoldo Rosenfeldt. Na década de 1960 foi instituída a Festa da Hortênsia, com escolha da corte (rainha e princesas) e desfiles de carros alegóricos. Paralelamente à festa, filmes eram exibidos, o que depois se consolidou como Festival de Cinema de Gramado, o mais importante festival do país.
Além do azul, típico da região, a hortênsia tem outras cores, como rosa, violeta e branco. A cor varia conforme o tipo de solo. Em várias lojas de Gramado e Canela é possível encontrar a flor e pequenos buquês feitos a partir da planta seca.

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial