Faculdade de Medicina de Montpellier, França

Postado por: Amanda Menger

Uma das faculdades mais antigas do mundo fica em Montpellier. No século XII, foi fundada a Faculdade de Medicina, sendo o primeiro e mais antigo curso na área médica da Europa. O curso foi autorizado em 1180 pelo então suserano de Montpellier, Guilherme VIII. A criação oficial ocorreu um século depois, em 1289, com as ordens do papa Nicolau IV (lembrando que as faculdades surgem – na Europa -, como extensão da Igreja e muitas, como Montpellier, funcionavam junto a seminários e monastérios). A faculdade fica ao lado da Igreja São Pedro.

Conservatório de Anatomia

Entrada da faculdade de medicina

O Boulevard Henry IV tem vários restaurantes e lojas

O estudo de medicina em Montpellier teve muita influência dos árabes (que tinham uma medicina muito mais evoluída no período em que chamamos de Idade Média) e também de judeus. Entre os alunos famosos da escola estão Nostradamus (ele foi médico e astrólogo da família real francesa no século XVI) e François Rabelais (que também foi escritor, conhecido no período do Renascimento, são dele Gargântua e Pantagruel); no século 18, destacam-se o americano Thomas Jefferson e ainda um grupo de brasileiros, entre eles alguns que estiverem envolvidos na Inconfidência Mineira, como José Joaquim da Maia, que chegou a se encontrar com Jefferson para discutir uma possível ajuda dos Estados Unidos na Independência do Brasil.
Para conhecer a Faculdade de Medicina por dentro é necessário agendar a visita guiada. Isso pode ser feito no Escritório de Turismo ou ainda pela Internet. A visita ocorre nas quintas-feiras e sábados. O passeio dura duas horas e é necessário um mínimo de oito pessoas para ser realizada, além disso, é preciso ter no mínimo 12 anos. O tour percorre o conservatório de anatomia, a biblioteca (que dispõem de muitos livros raros, entre eles os do período medieval) e os auditórios usados para as aulas.

Biblioteca. Universitè de Medicine de Montpellier/Divulgação

Montpellier Méditerranée Tourisme/Divulgação

Montpellier Méditerranée Tourisme/Divulgação

Montpellier Méditerranée Tourisme/Divulgação

Francês – Além da famosa faculdade de medicina, Montpellier é hoje o maior destino depois de Paris, para os estudantes que querem aprender francês. A Universidade de Montpellier tem dezenas de cursos de graduação e mantém acordos com diversas instituições brasileiras, como é o caso da UFRGS, de Porto Alegre. Meu irmão passou um verão estudando francês lá, antes de ir para Alès, uma cidade universitária, pertinho de Montpellier, onde fez a dupla diplomação em Engenharia Civil, em um acordo entre a universidade francesa e a UFRGS.

Serviço
►Site: Visita Guiada
►Endereço: Boulevard Henri IV, 5, Montpellier
►Horários: quintas e sábados, das 10h30 às 12h30
►Valor: 12 euros

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial