Aldeia do Imigrante em Nova Petrópolis

Postado por: Amanda Menger

Um lugar bonito, bem centralizado e um pouco da história da colonização alemã são algumas das características do Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis.  O parque possui 10 hectares e existe desde 1985.
A ideia de construir o parque surgiu pelo menos 10 anos antes, em 1975, quando ocorreu um grande desfile cívico em homenagem aos 150 anos do início da imigração alemã para o Rio Grande do Sul. Para compor o parque, foram desmanchados e remontados diversos prédios que se encontravam em locais do interior do município. Todos eles seguem o estilo enxaimel (traves de madeira fazem a estrutura que é completada por parede de tijolos ou pedras).

O parque é dividido em duas áreas: a Aldeia Bávara e a Aldeia Histórica. Os prédios trazidos do interior (muitos deles estavam danificados ou cujos proprietários estavam desmanchando ou modificando para modernizar as estruturas) foram realocados na Aldeia Histórica. Na parte histórica estão: uma capela, casa paroquial, cemitério, venda com salão de baile, uma cooperativa de crédito, casa do professor e escola, casa do sapateiro e o Museu Histórico.
Já na parte Bávara estão o pórtico de entrada, uma área comercial para a venda de malhas (principal produto do município),  salão de baile e o Biergarten (jardim da cerveja que é um espaço de alimentação).

Jardim da Cerveja

Salão de baile

Uma curiosidade interessante é que ao longo do caminho até a aldeia histórica há várias placas com frases em alemão.  O parque é bem legal, bem cuidado, muitas árvores e flores. Fomos em um dia com muita cerração e o cenário era meio fantástico. Com certeza, em um dia claro, com sol e no verão deve ser um ótimo espaço não só para conhecer a história da cidade, mas para passar o tempo e aproveitar os recursos naturais.

Na área histórica, na venda há um restaurante onde são servidas refeições e lanches. Como estava frio e muito úmido, tomamos um café com uma fatia de apfelstrudel (torta de maçã). No local também tem bolachas e cucas à venda, além de outros produtos artesanais.

Serviço:

►Site: Aldeia do Imigrante
►Endereço: Avenida 15 de Novembro, 1966
►Horário: diariamente das 8h30min às 18h
►Ingressos: Visitantes: R$ 12,00; meia-entrada para estudantes e idosos (com comprovação)

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial