As ruas de Colônia do Sacramento

Postado por: Amanda Menger

Andar pelas ruas de Colônia do Sacramento é uma oportunidade para conhecer mais sobre a história não só do Uruguai, mas do próprio Brasil. Sim, do Brasil, especialmente a do Rio Grande do Sul.

Colônia foi fundada no século 17, em 1680, pelos portugueses. A cidade fica no lado oriental do Rio da Prata, esse é um dos motivos para que o Uruguai tenha o nome oriental no nome oficial. Do outro lado do rio está Buenos Aires. A capital argentina foi fundada por espanhóis. O objetivo das duas coroas europeias era controlar o acesso ao interior do continente, principalmente por conta das vias fluviais que possibilitavam chegar à riquíssima região de Potosí, na Bolívia, onde estavam localizadas as minas de prata, já conhecidas dos Incas antes da chegada dos europeus no século 16.

Em dias de sol e céu claro é possível enxergar Buenos Aires. A distância entre as duas cidades é de 50 km. A travessia é feita pelo Buquebus, um barco-ônibus, é uma rota bem interessante para ir de um país para o outro é exatamente usando esse meio de transporte.

Até 1777, Colônia foi disputada entre portugueses e espanhóis, e trocada várias vezes com áreas que hoje pertencem ao Brasil, como é o caso da região noroeste do Rio Grande do Sul, onde estavam os Sete Povos das Missões (a troca proposta em vários tratados se dava porque os jesuítas instalados no RS eram espanhóis e provocou um grande massacre aos povos originários com a Guerra Guaranítica). A confusão toda só se resolve de fato após a Guerra da Cisplatina e a independência do Uruguai já no século 19 (em 1828).

As disputas marcaram a cidade: ela foi destruída e reconstruída algumas vezes.  As construções de arquitetura portuguesa, com telhados de duas e quatro águas, estão ao lado de casas com arquitetura espanhola, com seus terraços e pátios internos. As ruas de pedra, tortuosas, convivem com restos da muralha, como é o caso do Bastião de São Miguel, o Forte Santa Rita e o Portão do Campo.

Uma das ruas mais famosas é a Calle de los Suspiros. Há diversas hipóteses sobre o nome da rua. Entre elas a de ter sido o caminho para os condenados à morte, mas o mais provável é que ali havia alguns bordeis e casas de tolerância, e os suspiros eram relacionados ao bom da vida…

Visitamos a cidade em um dia de inverno, nublado e bastante frio devido ao vento. O lugar é bonito, tem vários atrativos, mas para quem conhece cidades brasileiras com colonização portuguesa como é o caso de Laguna, em Santa Catarina, ou Paraty, no Rio, vai achar semelhante e talvez não fique impressionado, o que foi o meu caso. Tinha muita curiosidade de conhecer Colônia por sua História, afinal, sou professora de História e esse tema é algo que acabo trabalhando com os alunos durante as aulas de História da América Espanhola e Portuguesa, mas me senti um pouco oprimida com o clima da cidade, o que sinto também ao visitar Laguna, talvez pelas marcas da escravização e da colonização que imprimiu marcas muito cruéis aos povos nativos.  Acredito que o lugar seja muito mais agradável de ser visitado na primavera ou mesmo no verão, com mais flores, tempo mais firme e quente e com a possibilidade de aproveitar as praias do Rio da Prata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial