Museu do Azulejo, em Colônia do Sacramento

Postado por: Amanda Menger

O azulejo é uma marca presente na cultura portuguesa e espanhola, especialmente nas construções do período colonial. Exatamente por isso, o Uruguai possui mais de um museu dedicado a esta arte que tem influência da arte árabe. Um dos museu fica em Montevidéu, e o outro em Colônia do Sacramento.

O museu de Colônia é um dos mais interessantes que está no ticket integrado. O museu foi inaugurado em 1988, em uma construção portuguesa da primeira metade do século 18, em pedras, bastante rústica. Um dos destaques do museu fica no pátio: é um mural que mostra um mapa de Colônia do Sacramento da época colonial.

A coleção de azulejos tem peças espanholas, portuguesas, francesas e uruguaias, usadas em construções dos séculos 18 a 20. Uma parte do acervo pertence ao artista plástico José Páez Vilaró, irmão de Carlos Vilaró, também artista plástico e criador da Casa Pueblo, em Punta Ballena. José tinha um ateliê e galeria em Colônia e que virou também um restaurante e que ainda está aberto ao público.

 

Serviço:

►Site: Museu do Azulejo

►Endereço: Calle Misiones de los Tapes, 104 – Paseo de San Gabriel

►Horários:  das 11h15 às 16h45. Fechado as quartas e sextas.

►Ingresso: 50 pesos uruguaios para os passes de museus de Colônia

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao

Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial