Não é fácil ser jornalista em meio à pandemia e às fake news

Postado por: Tatiana Dornelles

Um ano desde que a pandemia começou. Um ano que só ouvimos sobre números crescendo, mortes acontecendo todos os dias, pessoas próximas ficando doentes.

Para nós, jornalistas, o fardo está pesado. Temos que todos os dias informar leitores, telespectadores ou ouvintes. A diferença é que quem está ouvindo rádio ou a TV pode simplesmente desligar o botão. Para o leitor, basta fechar o jornal ou a aba do site.

No entanto, enquanto profissionais de comunicação, não podemos fazer isso. Temos que receber as informações, transformá-las ou buscar mais dados, para que o leitor/ouvinte/telespectador escolha de vai ou não consumir aquela notícia. Isso nos corrói por dentro.

E o mais complicado, muitas vezes, é ver que ações não são feitas como deveriam, que os números não baixam por falta de pulso firme e que algumas autoridades ainda têm a cara de pau de dizer que ações têm sido tomadas.

Na nossa área, temos que engolir certos comentários, temos que ouvir críticas quanto ao nosso trabalho e temos que desmentir tantas e tantas fake news, que se espalham tão rapidamente quanto o coronavírus.

O fardo é pesado. Eu me sinto esgotada com essas notícias que temos que fazer todos os dias, parece que uma carga recai sobre nossos ombros.

Não é fácil ser jornalista em tempos de pandemia, ignorância, críticas infundadas, comentários esdrúxulos, corrupção e fake news. O fardo é pesado!

 

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao

Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial