Obras de Michelangelo para visitar no Vaticano

Postado por: Tatiana Dornelles

O grande mestre renascentista Michelangelo tem obras muito famosas no mundo da arte que estão espalhadas por cidades da Itália. Mas foi no Vaticano que vivenciei uma experiência maravilhosa e indescritível ao ver, de pertinho, aquelas obras que antes só conhecia pelos livros.

A primeira obra que conheci foi a Pietá, que representa Maria segurando o filho morto, Jesus, no colo. Toda em mármore e sendo a única obra assinada pelo artista, ela fica na capela da Basílica de São Pedro, no lado direito.

A escultura é riquíssima em detalhes e parece até real, tamanha beleza e perfeição das formas. Desde que foi atacada, em 21 de maio de 1972, ela fica protegida por um vidro. Na época, segurando um martelo, Laszlo Toth se dirigiu até a famosa estátua de Pietá de Michelangelo, onde removeu o braço de Maria, arrancou uma parte do nariz e danificou uma das pálpebras da escultura.

Já a Capela Sistina abriga os afrescos de Michelangelo, que conta, através de pinturas, desde a criação do homem até o Juízo Final. Confesso que, ao entrar na capela – onde ocorre o conclave para escolha de novo papa -, chorei horrores de emoção de estar lá, vendo aquela beleza com meus próprios olhos, como dizem. Fiquei um bom tempo apreciando os detalhes.

Aliás, não pode fotografar e nem filmar dentro da Capela Sistina. Mas, nesse dia, como estava lotada, vi várias pessoas fazendo isso e resolvi arriscar. Max brigou comigo, mas era tanta emoção que tive que tentar. E rolou algumas fotos e vídeos bem curtinhos.

Foto horrível e proibida

O teto da Capela Sistina é constituído por um extenso afresco, concebido por Michelangelo entre 1508 e 1512. O trabalho, feito a pedido do papa Júlio II, é considerado não só um marco da pintura da Alta Renascença, mas também uma das mais famosas obras da história da arte e um dos maiores tesouros da Santa Sé.

Já a parede do altar, onde está o Juízo Final, foi pintada entre 1536 e 1541. A pintura retrata a segunda vinda de Cristo e o julgamento final de toda a humanidade. Cristo é retratado no centro da pintura, com os braços erguidos e os pés apoiados em um arco-íris. À sua direita, os bem-aventurados são mostrados subindo ao céu, enquanto à sua esquerda, os condenados são lançados no inferno.

O “Juízo Final” de Michelangelo é considerado uma de suas maiores obras-primas e uma das obras mais importantes do Alto Renascimento. É admirado por seus detalhes intrincados, simbolismo poderoso e representação emotiva do sofrimento humano e da redenção. A pintura continua a ser uma inspiração para os artistas e um assunto de fascínio para os amantes da arte e historiadores.

Para mim, foi a mais forte experiência com a arte. Estar ali na capela onde Michelangelo esteve, por anos, pintado aqueles afrescos foi uma sensação indescritível. Estar na Capela Sistina em meio àquelas obras renascentistas de um grande mestre, e que antes eu ensinava aos alunos apenas pelos livros, foi emocionante. Vale a visita!

Não me julguem pela foto proibida, mas como professora de arte, amante do período renascentista e fascinada pelas obras e história de Michelangelo, juro, juro mesmo, tentei me conter. Mas não resisti…

Confira o vídeo aqui ou no nosso canal do Youtube:

Fotos: Destino Mundo Afora | Tatiana Dornelles

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

***

  • Tatiana Dornelles é jornalista, professora de Arte e fotógrafa. Especialista em História da Arte, em Jornalismo para Editores e mestranda em Artes Visuais. Criou e mantém o blog Destino Mundo Afora desde 2011, bem como o canal no Youtube.
OBS: Proibida a reprodução ou utilização das imagens deste post sem a permissão da autora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial