Novidades da temporada de verão em Capão da Canoa
Postado por: Amanda MengerUm dos destinos mais procurados durante a temporada de verão no Rio Grande do Sul é Capão da Canoa. A praia está localizada a 132km da capital Porto Alegre, acessível pela Estrada do Mar (com acesso pela BR-290, a Freeway, BR-101 a partir de Torres e RS-386, a Rota do Sol, em Curumim) e pela RS-407 (para quem vem da BR-101 a partir de Morro Alto, em Maquiné). Só no Revéillon, a prefeitura estimou em 700 mil pessoas no município.
E exatamente por ser um lugar muito procurado pelos turistas gaúchos, argentinos e uruguaios, a cidade preparou algumas novidades. Uma delas é no calçadão. No final da temporada de 2016 a prefeitura determinou a retirada dos quiosques de alvenaria que ficavam na parte antiga do calçadão e deu início a uma reformulação na orla. A ideia era que a parte antiga (construída nos anos de 1990) ficasse mais parecida com a nova (construída no início dos anos 2000).
O projeto inicial previa além da reformulação da estrutura física, a construção de restaurantes, mas esta parte não teve seguimento. Em 2017 já se pode observar e aproveitar as melhorias, especialmente na área do antigo Baronda, que agora recebe o nome de Largo do Baronda, a área mais centralizada, onde são realizados shows públicos, como o da virada do ano.
Para 2018, o visual recebeu um UP. Um letreiro com o nome da cidade foi instalado, assim como plantadas palmeiras e arbustos como o hibisco. A área também ganhou rede de wi-fi gratuito, disponível após a realização de um cadastro. Quem quiser ver como está a beira-mar pode acessar o site http:\\suacidadedigital.com.br/cidade/capao e poderá conferir as imagens das sete câmeras instaladas na região.
Para facilitar a vida dos turistas e veranistas, a prefeitura instalou ainda a Casa do Turista, um contêiner, com uma central de informações. Lá é possível fazer o cadastro para o uso das bicicletas (passeio de 30 minutos) e ainda pegar informações e panfletos sobre atrações turísticas e cartões postais. Uma segunda unidade da Casa do Turista será instalada na avenida Central, no acesso secundário da Estrada do Mar (pelo Condado de Capão).
A prefeitura também renovou o slogan da cidade, criou um site para o turismo e redes sociais específicas, no Facebook e no Instagram, usando o slogan, Entre o Mar e a Lagoa. Este dístico é usado informalmente desde que o município foi criado em 1982, e tem tudo a ver com a localização da cidade e faz ainda uma rima: entre o mar e a lagoa (dos Quadros), Capão da Canoa.
Outra novidade da temporada são as guaritas dos guarda-vidas. O modelo antigo, em formato de pirâmide, ganhou um substituto.
Serviço
► Calçadão de Capão da Canoa: avenida Beira-Mar
► Wi-fi gratuito: rede Capão_Digital (entra na rede e é redirecionado para a página de cadastro, depois receberá um SMS com o código de acesso. A rede funciona entre o Largo do Baronda e a cancha de bocha, na Beira-Mar).
► Câmeras: site http:\\suacidadedigital.com.br/cidade/capao
► Bicicletas: o aluguel é gratuito. Basta deixar um documento de identidade com foto na Casa do Turista e preencher um cadastro. Tempo: 30 minutos. A Casa do Turista abre a partir das 9h30, diariamente.
► Instagram: @entreomarealagoa
►Facebook: www.facebook.com/entreomarealagoa
►Site: www.entreomarealagoa.com.br
Fotos: Destino Mundo Afora