Nasa – Kennedy Space Center: opção para quem quer “viajar pelo universo”
Postado por: Tatiana DornellesQuando eu era criança, sonhava em ser artista, médica ou astronauta. Virei jornalista e professora. Mas tudo bem, nem todos os sonhos se realizam ou, então, a gente descobre que não era bem a nossa vocação… Afinal, qual criança já não sonhou em ser astronauta? Sempre fui fascinada pela constelação, pelos planetas e por filmes que abordam o tema. Também sempre quis conhecer a Nasa, a agência espacial americana… E conheci. Localizado em Cabo Canaveral, em Orlando (Flórida, EUA), o Kennedy Space Center é um complexo de visitação da Nasa e recebe milhares de turistas.
O local pode ser mais considerado como um museu a céu aberto – com algumas atrações diferentes (como simuladores), mas é bom deixar claro que não é como um parque de diversões, repleto de brinquedos radicais, como montanhas-russas, por exemplo. De qualquer forma, para os amantes de ciência espacial, a visita é quase obrigatória.
O parque é gigante e repleto de atrações. Lá, há exposições de equipamentos e aeronaves que foram ao espaço, roupas de astronautas, simuladores de voo, cinemas 3D (IMAX) e foguetes e naves espaciais. Simplesmente, super-hiper-mega-ultra-divertido. Aliás, foi um dos parques temáticos da Flórida que mais gostei.
Pegamos um mapa do lugar, com os horários das atrações, e começamos a visitar o primeiro – ou principal – complexo. É nele que fica o pavilhão Early Space Exploration, onde é possível conhecer a história da exploração espacial. Salas de controle e sondas espaciais podem ser vistas de perto, com foco na missão Mercury da Nasa.
Também é onde fica o IMAX Theaters, onde são exibidos dois filmes. Hubble conta a história do telescópio espacial que está no espaço desde 1990, que envia imagens para a Nasa. Além disso, é narrado por ninguém mais que Leonardo di Caprio. O outro é Journey to Space, que mostram como os astronautas se preparam para viajar e te levam para dentro da nave (para quem não entende inglês, há tradutores à disposição em várias línguas. Não havia em português, então optei por espanhol). É muito interessante e dura cerca de 45 minutos! Ah, e a tela tem cerca de 5 andares de altura… Uau!
Para quem gosta de compras, há lojinhas que vendem souvenir, como bonés, chaveiros, imãs, distintivos e até roupas de astronautas (me arrependi de não comprar…). Comprei apenas o boné (nas fotos) e outras coisinhas… Além disso, há locais para comer. Nós paramos no Orbit Cafe para almoçar: e o lanche é caprichado. Eita!
No Shuttle Launch Experience, é possível participar de um lançamento de um ônibus espacial. É muito, muito real e tudo começa a tremer como se o lançamento fosse aqui e agora. O simulador é um dos mais procurados pelos visitantes. Para entrar, é preciso ter a estatura mínima de 1,11 metro.
Outro lugar show de bola e que rende muitas fotos é o Rocket Garden. O jardim de foguetes a céu aberto tem diversas réplicas suberbacanas e gigantescas. O maior é o Titan II, com mais de 33 metros de altura.
É possível, também, entrar em uma aeronave e entender um pouco sobre como é estar dentro de um cubículo em meio ao universo. Tudo é minimamente mostrado (equipamentos, roupas/trajes, etc).
Os simuladores de voo são fenomenais e parece que você realmente está indo para o espaço, desde o lançamento até a falta de gravidade.
O lugar é enorme e a gente precisa ficar um dia inteiro para conhecer tudo (ou quase tudo).
E também é possível encontrar astronautas no Astronaut Encounter. Encontrei um astronauta que participou da Missão STS-51F, chamado John David Bartoee, que autografou o meu Diário de Viagem. Mesmo sem entender o que eu falei, ele foi bem atencioso e até tirou fotografia. Neste espaço, sempre tem um astronauta que fica por lá para conversar e dar autógrafos. Eles são veteranos da Nasa e trabalharam em missões especiais. Além disso, há a opção de almoçar com o astronauta, pagando um pouco mais de US$ 25. Nós não optamos pelo almoço.
Mas o turista ainda pode fazer um tour de ônibus, passando pelo prédio da Nasa, pelo complexo de observação e pela arquibancada de onde o presidente John F. Kennedy assistiu ao lançamento da nave espacial que levou o homem à lua. Tudo isso é na atração Space Center Bus Tours: Apollo/Saturn V Center. Ah, e durante o tour, o motorista vai explicando um pouco sobre cada local.
O passeio de ônibus dura em média 1h30 a 2h e é possível conhecer alguns complexos, como o de lançamento de aeronaves.
Durante o tour, há o complexo sobre o Apollo 11, que levou o homem à lua em 1969, com peças originais que foram ao espaço, jornais da época (principais notícias do mundo), bem como é possível tocar em uma pedra lunar. Nós, claro, colocamos a mão na lua. hehehehe
Além disso, ao sair de um complexo, você é levado a outro, até chegar ao principal, de onde o ônibus partiu. Em cada complexo, há locais para lanchar, museus e exposições super-hiper-interessantes que valem (e muito!) a visita.
Eu e Max, particularmente, preferimos fazer o tour no último horário de saída do ônibus. O interessante neste tour é ir sem pressa e aproveitar tudo.
Curiosidades
► O ingresso custou $41 (cada), mais impostos*.
► Para entrar, passamos por um esquema de segurança.
► Em um destes complexos, há um pedaço da lua, bem pequeno, e todos podem colocar a mão.
► Para fazer o tour, pegamos ônibus e conhecemos todo o lugar onde está instalada a Nasa. Os ônibus têm acesso para cadeirantes.
► Há lojas em todos os complexos, então, é bom levar um bom dinheirinho reservado, pois a gente gasta…
► Para quem vai para Orlando, vale a pena ir conhecer a Nasa – Kennedy Space Center. É lindo e a gente faz uma “viagem” pelo universo.
*Valores podem ter sofrido alteração. O blog não se responsabiliza pela mudança de valores.
Mais sobre a Nasa
http://www.nasa.gov/
Fotos: Destino Mundo Afora