Ataques de jacarés: turistas devem ter cuidados na Flórida

Postado por: Tatiana Dornelles

O estado da Flórida, nos Estados Unidos, é um encanto só e destino certo para turistas à procura de diversão, praias, sol e calor. No entanto, nos últimos dias, as notícias têm sido tristes. Primeiro, o ataque homofóbico em uma boate em Orlando. Depois, na mesma cidade, um menino de dois anos é atacado por um jacaré em um lago em hotel da Disney.
O garoto caminhava com o pai na beira da lagoa, durante à noite, quando foi arrastado. O pai ainda tentou salvar o filho ao se jogar na água, mas não conseguiu. A polícia passou a madrugada inteira à procura do menino. O caso espanta, assusta! Ainda mais em uma cidade, como Orlando, onde famílias aproveitam as férias nos parques temáticos. E é sobre os cuidados que se deve ter nas proximidades de lagos e lagoas que vamos abordar neste post.

Na Flórida, tem tantos jacarés e crocodilos que há vários parques temáticos

A Flórida é uma região alagada, ou seja, pantanosa. Por isso, é possível (raro, mas possível) se deparar com crocodilos ou jacarés. Inclusive, há um programa de TV, o Gator Boys, no canal Animal Planet, em que a equipe resgata estes répteis em casas, piscinas, lagos e lagoas. Eles são altamente treinados e acionados por moradores quando algum animal é encontrado.

Programa Gator Boys, do Animal Planet. Foto: Divulgação

Programa Gator Boys, do Animal Planet. Foto: Divulgação

Casos de ataques são realmente raros por lá, até porque os moradores da Flórida já estão habituados e sabem o que podem ou não fazer diante destes animais. Contudo, turistas muitas vezes não se atém às placas indicativas do perigo. Também não é motivo para deixar de visitar o Sunshine State (estado do brilho do Sol), basta apenas tomar alguns cuidados:

► Jamais entre em lagos, lagoas ou rios nas cidades da Flórida. Praticamente todos estes locais são habitat desses animais.
► Não deixe crianças sozinhas perto destes locais com água.
► Evite passear com animais de estimação à beira de lagos, lagoas ou rios. Eles podem ser o “chamariz” para o crocodilo.
► Crocodilos e jacarés se alimentam do entardecer ao amanhecer. Por isso, evite ficar perto ou dentro da água nestes horários.
► Ao passear de barco em lagos ou lagoas, evite colocar os pés ou braços para fora.
► Ao acessar piscinas de hotéis ou casas, verifique antes se não há algum animal na água. Vários já foram encontrados nestes locais.
► Jamais alimente estes répteis.
► Jamais ataque jacarés ou crocodilos como forma de espantá-los. Se encontrar, mantenha distância e acione autoridades responsáveis.
► Se você nunca viu um animal desses e quer ver, pode encontrar com segurança em alguns parques temáticos, como o Gator Park, por exemplo.

IMG_7239

IMG_7236

Para conhecer o réptil com segurança, vá a um dos parques

Os cuidados são essenciais para garantir a segurança de todos e uma viagem com tranquilidade e diversão. Não há motivo para pânico ou para cancelar a viagem dos sonhos. Basta ter cuidado, ficar atento às placas e seguir as dicas. O blog Destino Mundo Afora lastima a tragédia e estima força à família do garoto.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial