Compras em Rivera, no Uruguai

Postado por: Tatiana Dornelles

Depois de ganhar uma viagem da Sul Cia de Viagens, resolvi encarar as horas dentro do ônibus e conhecer a tão procurada cidade de Rivera, no Uruguai. O destino é certo para quem ama fazer compras, pois os preços são baixos e os produtos de qualidade. A divisa entre o Brasil e o Uruguai é na Praça Internacional, que fica no meio de Rivera e Santana do Livramento (no Rio Grande do Sul – as cidades são limítrofes). É bastante curioso, principalmente por saber que a um passo se está em outro país. De um lado, a bandeira brasileira. De outro, a do Uruguai.

Mas, engana-se quem acha que as ruas da cidade uruguaia, bem como de Santana do Livramento, são limpas e organizadas… As ruas são sujas e não se vê lixeiras espalhadas pelas calçadas. Entretanto, quando se entra nos free shops a sensação é outra. As lojas, que vendem produtos de marcas famosas a preços acessíveis, são gigantescas, limpas, cheirosas e organizadas.
Na hora da compra, o documento de identidade é exigido pelos vendedores. E não adianta aparecer com outro tipo de documento, como CNH ou carteira profissional, por exemplo. Tem que ser RG mesmo, pois o número vai na nota fiscal.

Outro item bastante importante, e que se deve ter cuidado, é quanto à cota mínima. Quem viaja por via terrestre tem a cota em U$ 300 por pessoa. Já por via marítima ou aérea, a cota aumenta um pouco mais: U$ 500.
Entre os free shops que entrei, onde mais gostei de comprar foi no Siñeriz. Lá, há roupas de marca, bebidas, perfumes (nossa, como tem perfumes), brinquedos, entre outros itens. Nesta loja, consegui pagar com o VTM (cartão onde se deposita dólar ou outra moeda, como já citei aqui). A Barão Free Shop tem de tudo. E aceita VTM também.
Entretanto, como no Uruguai não há débito, o ideal é levar o cartão de crédito internacional (e desbloqueado com antecedência!!) e dinheiro. E, além de levar dólar, não esqueça de levar a moeda brasileira. Como na Praça Internacional ficam instaladas diversas barraquinhas de camelô, se for comprar algo no lado brasileiro será preciso usar o real. Uma curiosidade é que do lado uruguaio, as barraquinhas expõem livremente as espingardas à venda…

Também é preciso cuidar com o que se compra, afinal, há itens que são de importação controlada, como animais, plantas, sementes, alimentos e medicamentos, armas e munições. Estes bens, quando encontrados sem comprovação regular, estão sujeitos a apreensão.
Ah, e não esqueça: se você estiver no lado do Uruguai e quiser ligar para o Brasil, atravesse a praça para fazer a ligação. Além de ser mais fácil, pois não precisa de DDI, não paga tarifa internacional. E, para finalizar, se quiser tomar uma cervejinha tipicamente uruguaia, experimente a Patricia…
Dica: Nunca compre roupas de marca ou perfumes importados de camelôs. O barato pode sair caro. Nos free shops, tudo o que você compra vem com nota fiscal nominal.

Alguns free shops
Siñeriz Free Shop –  http://www.sineriz.com.uy/
Barão Free Shop –  http://www.baraofreeshop.com.br/
Mega Free Shop –  http://megafreeshop.com.uy/
Flamingo’s Free Shop (loja de bebidas)

 

 Fotos: Destino Mundo Afora
 
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial