San Telmo, em Buenos Aires
Postado por: Amanda MengerUm bairro bonito, animado, jovial, com bons restaurante e várias opções de hospedagem. Ou seja, quem vai a Buenos Aires em algum momento da viagem vai passar pelo bairro de San Telmo. Aos domingos, a localidade atraí ainda mais público com a realização da feirinha de San Telmo. Os gaúchos e os paranaenses que tem os tradicionais Brique da Redenção e Feira do Largo da Ordem já estão acostumados e vão achar bem familiar o ambiente.
O bairro de San Telmo está próximo a Puerto Madero e também ao microcentro de Buenos Aires, por isso ele é um bairro interessante para a hospedagem, pois há uma série de atrações que podem ser visitadas a pé. Ficamos por lá em novembro de 2013, no hostel Entre Libros, um lugar muito legal, com um conceito super interessante: cada quarto era dedicado a um autor argentino ou latino-americanos. Nas paredes havia trechos de livros e as obras estavam disponíveis para quem quisesse conhecer. Pena que o lugar encerrou as atividades no meio do ano passado. O preço também era muito amigo e o staff super agradável.
O hostel ficava bem pertinho de um dos locais mais tradicionais do bairro: a praça onde está a estátua da Mafalda. A personagem dos quadrinhos é um ícone da argentina. A estátua fica no cruzamento das calles Chile e La Defensa, endereço do criador da Mafalda, Quino, nos anos 60, quando a garotinha surgiu.
Eu amo a Mafalda e queria muito ter levado uma recordação da cidade com ela, como uma bolsa ou camiseta legais, ou mesmo um dos bonequinhos dela, mas sinceramente? Os suveniers que vimos eram horríveis, mau feito e/ou com acabamentos deixando muito a desejar. Pena, acho que esta é uma indústria bem interessante e lucrativa. Senti falta de camisetas,bolsas, quadrinhos, enfim, coisinhas bonitinhas com outro símbolo da cidade: Evita. As observações são as mesmas do caso da Mafalda.
Ainda bem que a estátua é uma graça e está sentada em um banquinho, assim, podemos fazer fotos e bater altos papos com esta personagem tão crítica e observadora sobre a argentina e a América Latina de forma geral. Hasta sempre Mafalda!
Ainda na praça da Mafalda, aproveite e tome um sorvete de dulce de leche na lanchonete La Esquina. O lugar é super simples, parece uma viagem no tempo àqueles armazéns típicos do Brasil nos anos 70 e 80. Não é de nenhuma marca famosa, mas não perde em nada para os famosos Chungo e Freddo.
É nesta esquina que você pode começar seu passeio na feira de San Telmo nos domingos, pois é exatamente em um das ruas deste cruzamento que ocorre o brique. Prepare-se para andar! A feira é quase interminável, tanto para cima ou para baixo da rua. Se optar por subir primeiro, conheça a igreja do bairro.
Ali nas proximidades têm uma pizzaria, a La Continental, que também vale a pena visitar e se deliciar. A pizzaria tem uma rede em Buenos Aires e há vários restaurantes pela cidade. As pizzas são à la carte e o preço é bom. O restaurante abre o dia todo e há outras opções no menu, como empanadas, saladas, massas e grelhados. Aliás, normalmente na Argentina come-se muito bem!
Serviço:
►Feira de San Telmo: rua La Defensa. Das 10h às 17h, todos os domingos.
►Pizzaria La Continental: na rua La Defensa também. Das 7h à 1h.
►La Esquina: na rua La Defensa com a Chile. Das 7h às 22h.
Fotos: Destino Mundo Afora
Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço 🙂