Galerias Pacífico, em Buenos Aires
Postado por: Amanda MengerA inspiração é francesa e faz jus a parente europeu. A Galerias Pacífico, em Buenos Aires, é tão charmosa quanto a original Galerias Lafayette.
E o que faz as duas tão legais? Vamos lá: para mim, pessoalmente, elas são atrativos por sua arquitetura. Os prédios são lindos tanto na parte externa quanto interna. Em segundo, pela possibilidade de encontrar marcas famosas e ver as novidades. Guardadas as proporções, especialmente de espaço e também da quantidade de lojas e stands, as duas são visitas bem interessantes quando em viagens.
A Galerias Pacífico foi criada como um Bon Marché (mercado francês) no final do século 19, por Francisco Seeber e Emilio Bunge, com o nome de Bon Marché Argentino. A ideia era oferecer o melhor e mais refinados produtos da moda. O prédio de arquitetura imponente, no cruzamento das ruas Florida e Córdoba, trazia uma grande cúpula central (que é o que o faz tão parecido internamente com a Lafayette).
No início do século 20, uma parte do prédio foi vendido para a Ferrocarril Buenos Aires al Pacífico. Em 1945 foi realizada uma grande reforma, com a separação das oficinas do trem e a galeria comercial e a inclusão dos murais da cúpula. Em 1989, o prédio foi declarado Monumento Histórico Nacional, sendo ampliado em 1992, com a inauguração do Centro Comercial e Cultural com espaço para exposições artísticas e teatro. Quem quiser, pode fazer um passeio guiado para conhecer mais sobre a história do lugar (é necessário agendar, contatos pelo telefone 5555-5110).
Entre as marcas estão Adidas, Chanel, Carmen Steffens, Lacoste, Lâncome, L´Occitane, Levi´s, Samsonite, Mac Pro, Vichy, Swarovski, Tommy Hilfiger só para citar algumas. Tem ainda vários restaurantes e não podia faltar, claro, os alfajores Havanna e os sorvetes do Freddo.
Serviço
► Site: http://www.galeriaspacifico.com.ar/
► Endereço: Entre a rua Florida e a avenida Córdoba
► Horários: de segunda a sábado, das 10h às 21h e nos domingos, das 12h às 21h.