Carcassonne: cidade medieval na França

Postado por: Amanda Menger

Sabe aqueles castelos lindos que a gente vê nos filmes? Pois então, eles existem! E exemplo disso é Carcassone. Aliás, Carcassone, na região do Languedoc-Roussilon não é só um castelo. É uma cidadela medieval.
Voltar ao passado pode parecer clichê. Mas é bem isso que ocorre em Carcassone. O lugar tem uma atmosfera que faz você voltar mesmo para a Idade Média. O local é, desde 1997, patrimônio da humanidade segundo a Unesco.
A região é ocupada desde a antiguidade, sendo povoada por celtas, visigodos e galo-romanos, uma vez que é caminho entre Toulouse e Narbone e está próxima à Espanha. As primeiras muralhas foram construídas entre os séculos 9 e 10, para proteger de ataques dos sarracenos vindos da Espanha.

DSC_7921 (Copy)

A cidadela foi construída e reconstruída algumas vezes, ampliadas em outras. No final do século 19 estava abandonada e em ruínas, sendo redescoberta por turistas ingleses. A partir do interesse que isso gerou foi restaurada
por Eugène Viollet-le-Duc, o mesmo arquiteto que restaurou Notre Dame, após a intensa campanha feita por Victor Hugo.

Informações básicas: prepare sua viagem!

► Localização: Sul da França, na região do Langedoc-Rousillon, próxima à Provence e à Espanha

► Como chegar: a melhor opção é de trem. Quem vem de Paris ou mesmo de Barcelona e quer ficar alguns dias no Sul pode fixar base em Avignon, Nimes ou Montpellier. A partir destas cidades é possível deslocar-se pelas demais, inclusive Carcassone pelos trens regionais operados também pela SNCF (empresa francesa que opera ainda os trens TGV, de alta velocidade).
Para quem vem de Montpellier, o trem para em Narbone, onde é necessário fazer a baldeação. Levamos cerca de 1h30 com a baldeação. Como compramos os tickets com antecipação e o meu irmão tem a Carta da Juventude (ele faz intercâmbio em Alès e tem direito aos descontos de estudantes e jovens até 25 anos) e minha mãe mais de 60 anos, conseguimos preços melhores. Ida e volta para Montpellier/Carcassone saiu por 132 euros para três pessoas.
Da estação de trem até a cidadela são cerca de 20 a 30 minutos de caminhada, há trechos bem íngremes pois fica em uma área alta.

DSC_8218 (Copy)

► Quanto tempo ficar: este pode ser um daytrip ou mesmo um passeio de meio período. Se for para fazer isso, opte por vir à tarde e terá mais tempo para se perder pelas ruelas e olhar os trabalhos dos artesãos e as outras quinquilharias.

► Hospedagem: é possível ficar hospedado dentro da cidadela, mas aí prepara-se para preços elevados. Se quiser ficar em Carcassone, na cidade moderna, há outras opções mais amigas.

DSC_7905 (Copy)

► Quando ir: o passeio está disponível o ano todo. Fomos na primavera e pegamos um dia de sol, céu aberto e temperaturas agradáveis.

► O que tem para ver: a área aberta ao público ruas, restaurantes e lojas, o castelo, as muralhas, um teatro e a igreja

DSC_7959 (Copy)

DSC_8074 (Copy)

Serviço
► http://www.tourisme-carcassonne.fr/
► Trens: http://www.sncf.com/
► Horário: De outubro a março: das 9h30 às 17h. De abril a setembro, das 9h30 às 18h30.
► Ingressos: a partir de 8,50 euros.

 

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial