Trilha da Praia Vermelha, na Praia do Rosa
Postado por: Tatiana DornellesCom total apoio da Acim/Núcleo Praia do Rosa e Faro Comunicação, idealizei a primeira edição do Santa Catarina na Bagagem, como já contei aqui no blog. Durante o evento, que reuniu 20 blogueiros de viagem, uma das atividades programadas era fazer trilha. Saímos da Pousada Vida Sol e Mar, após a palestra do Instituto Baleia Franca (IBF), e partimos para a caminhada. Enrique Litman, presidente do instituto, foi quem nos guiou durante todo o trajeto.
Começamos a caminhar pela praia até chegar no morro da trilha da Praia Vermelha. Subimos e descemos pedras, passamos por deck de madeira e começamos a subir o morro. E, cada vez que subíamos mais, a paisagem ficava ainda mais bonita.
Foram cerca de duas horas de subidas, descidas, paradas para fotografar e curtir o visual. No meio da trilha, fizemos uma parada para descansar em meio ao paredão de pedras (que mais parecia um “abismo”) e o mar. Rendeu algumas fotos bem interessantes, inclusive…
Depois de subirmos o morro um pouco mais, começamos a descer rumo à Praia Vermelha, que pertence a Garopaba (cidade limítrofe a Imbituba). De acordo com Litman, que foi nosso guia, toda a área pertence à família Gerdau e é vigiada constantemente. A praia é isolada, não podendo ser explorada por turistas, e somente os pescadores têm livre acesso. Claro, no nosso caso, estávamos apenas fazendo a trilha.
Por estarmos na época da pesca da tainha, conseguimos ainda registrar algumas imagens de pescadores com suas redes. E ficamos ali por um tempinho…
Nossa preocupação era ter que voltar todo o trecho (de duas horas), pois estávamos cansados. Mas, para nossa alegria, Litman nos levou de volta à pousada por um caminho bem mais curto – e proibido (por ser área restrita).
Confesso que no outro dia eu acordei meio quebrada, com dor nas pernas (isso que faço academia!). Porém, todo o esforço valeu a pena: pelo visual, pelas fotos e pelos bons momentos com os blogueiros guerreiros (na foto abaixo)…
Então, se você pretende conhecer a Praia do Rosa, uma dica é fazer as trilhas existentes no local (eu fiz apenas esta, mas alguns blogueiros fizeram outra também). E, claro, não esqueça de colocar tênis confortável, de usar protetor solar e de fotografar tudo. Vale muito a pena!
Parabéns pelas lindas fotos e pela garra em fazer a trilha. Como não fiz, assim pude conhecer atraves de suas fotos. Abraço!