Palestra sobre jornalismo na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Postado por: Tatiana DornellesNa Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, promovida pela Faculdade Capivari – Fucap, ministrei uma palestra com o tema “Do Impresso ao Digital”. O evento fez parte da programação da instituição, que contou também com troca-troca de livros, Ciranda de Poesias, venda de obras literárias, entre outras atividades. Por ser jornalista e blogueira de viagem do Destino Mundo Afora, o tema foi bem apropriado.
Para que os acadêmicos entendessem um pouco da história do jornalismo no Brasil, contei sobre o surgimento do jornal impresso até chegar na internet. Inclusive, falei sobre o funcionamento de uma redação nos dias atuais, principalmente com a propagação das notícias através das redes sociais – o que nem sempre é confiável.
Mostrei ainda o perfil dos leitores de jornais, dos telespectadores e internautas do Brasil. Estes últimos, por exemplo, são formados por jovens.
Também foi abordada a possível “morte” dos jornais impressos no Brasil e no mundo. Nos Estados Unidos, segundo pesquisa norte-americana, os impressos devem desaparecer já em 2017, enquanto no Brasil em 2027. Será mesmo?
Enfim, tentei relatar o cotidiano do jornalismo, principalmente em uma redação de jornal impresso em meio à tecnologia atual. Os jornais e periódicos estão presentes nas bibliotecas e podem até ser considerados fontes de pesquisa histórica. Foi justamente por isso que fui convidada a ministrar a palestra na Fucap. E, no fim, ainda ganhei um lindo vaso de pimentas. Amei!