Eurostar: viagem de trem de Londres a Paris

Postado por: Amanda Menger

Ir de trem para Paris era uma das possibilidades de transporte entre as duas capitais que visitaríamos. Se comprada com antecedência pelo site RailEurope o bilhete sai tão em conta quanto uma passagem de avião. A viagem dura duas horas e passa pelo túnel dentro do canal da Mancha. O trem viaja a cerca de 300 km/h, mas você nem nota. É uma viagem bastante tranquila.

Em Londres, os trens partem da estação St. Pancras Internacional que fica ao lado da estação de trem e metrô King Cross, sim, aquela mesma do Harry Potter. De tanto as pessoas irem lá procurando a estação 9 3/4 eles colocaram uma placa e um carrinho pela metade, como se o outro lado já estivesse no lado dos bruxos. E como fã de Harry Potter é claro que eu fiz a foto!

Nas compras via internet é emitido um voucher que você tem que trocar pelas passagens. Os bilhetes são emitidos na estação mesmo, em algumas máquinas que leem o código do voucher e imprimem os vouchers. É recomendável chegar com 30 minutos de antecedência. Eu sugiro uma hora. Nós chegamos 1h30 antes e pegamos fila no check-in, era muitos passageiros saindo nos trens no início da manhã (7h30 às 8h30) e em uma segunda-feira.
Como a Inglaterra não faz parte do tratado de Schengen, os procedimentos são iguais aos de aeroporto: tem que passar a bagagem no raio-x (tirar casaco, cachecol, luvas e cintos) e depois passar pelo controle de passaporte. No nosso caso, o funcionário da imigração francesa mal olhou para a nossa cara, conferiu o passaporte e carimbou-o, sem questionar nada. Mas se eles desconfiam de alguma coisa, rolam muitas perguntas. Um rapaz que estava na minha frente foi para a temida salinha da imigração, depois que ele não soube explicar onde ficaria em Paris.
A chegada em Paris é na estação Gare Du Nord. Nossa primeira impressão foi um pouco ruim. Achamos a estação bem antiga, mal conservada e com a sinalização de difícil entendimento. Já na estação compramos o Navigo Decourvet e depois começamos a saga para achar a entrada da linha 2 que nos deixaria perto do hotel. Esta é a estação com o nível mais baixo, pois as outras duas ficam em níveis mais próximos dos trens e levamos uns bons 30 minutos para achá-la. Depois foi bem tranquilo chegar ao hotel e aproveitar o dia.
Fotos: Destino Mundo Afora



Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial