Passeio pelo Sena

Postado por: Amanda Menger
Além da Torre Eiffel, que está praticamente sempre visível no horizonte de Paris, outra companhia constante é o rio Sena. Foram das ilhas do rio Sena que a cidade surgiu (região de Notre Dame) e os bairros são conhecidos em referência a sua posição em relação ao Sena: rive droite ou rive gauche, os tubaronenses conhecem bem isso: margem direita e margem esquerda (ahahaha, consegui achar uma comparação viável entre as duas cidades!). Durante muito tempo, a nobreza e depois a burguesia deram preferência por habitar a rive droite, já os mais pobres, os intelectuais e os estudantes viviam na rive gauche.

Na rive droite ficam, por exemplo, o Louvre, o Arco do Triunfo, a Sacre Cour, o Centro George Pompideu, a Bastilha, a Ópera Bastilha, a Ópera Garnier, as galerias Lafayette (enfim muita coisa). Na rive gauche ficam a Torre Eiffel, os Invalidès, o Panteão, a Sorbone, o Museu d´Orsay, os Jardins de Luxemburgo, a Torre de Montparnasse (mais um monte de atrações legais).

Museu D´Orsay
Fachada do Louvre voltada ao rio
E se observarmos, várias destas atrações ficam bem pertinho do Sena, por isso, um passeio de barco é uma forma diferente de ver a cidade. Queria ter feito este passeio em Londres também, íamos de um Tate a outro, mas em Londres não há tantas atrações a beira do rio se comparado a Paris. Então, um passeio pelo Sena vale e muito!
Há diversas formas de fazer este passeio, desde os batobus, que são tipo ônibus aquáticos, pois eles vão passando de um ponto a outro e é possível descer e pegá-lo novamente. O ticket vale pelo dia. Outras empresas fazem os passeios de um ponto (ida e volta pré-fixados). Há diversos ancoradouros, mas os mais conhecidos são em frente à Torre Eiffel e a catedral de Notre Dame.
Fizemos o passeio com a empresa Vedettes de Paris. Custou 11 euros por pessoa. O passeio durou uma hora e fomos da torre até um pouco depois de Notre Dame e voltamos passando pelo outro lado da ilha vendo então a Concierge. O barco possui áudio guia em três idiomas: francês, inglês e espanhol. À medida que o barco flutua pelo Sena o guia indica os monumentos e prédios que estão às margens do rio ou bem próximos dali.

 

Fizemos o passeio simples, mas é possível contratar outros tipos e aí os preços variam: tem com jantar, com degustação de champanhe, enfim, há para vários gostos. Se fizerem o passeio assim como nós em fevereiro de 2014, no inverno e à noite, com diria Anitta, “Pre-pa-ra”, porque é congelante! Vá bem agasalhado. É possível ficar dentro do barco, onde tem calefação, mas aí as fotos não ficam tão legais. O bacana é fazer o passeio na parte aberta e desfrutar do visual.

 

 

 

Na segunda viagem, em abril de 2015, já na primavera fizemos a viagem no fim de tarde e recomendo pegar neste horário. Não é tão frio, apesar de ter bastante vento também. Mas o incrível deste passeio é ver o pôr do sol e observar como o cenário muda, a cidade se transforma do dia para a noite. O surpreendente? No início ver a Torre Eiffel banhada pela luz do sol e no fim, iluminada.

 

Estação de metrô: Trocadero, Champs de Mars Tour Eiffel ou Bir-Hakeim (todas pertinho da Torre Eiffel, minha sugestão é a do Trocadero, para passar pelo terraço e ter uma visão super linda da torre).
Serviço: O bilhete adulto custa 14 euros (preços de 2015). O passeio simples leva cerca de uma hora para fazer o trajeto todo. Dependendo da época do ano, podem variar os horários do primeiro e do último barco. Depois descobrimos que poderíamos ter comprado o combo entre o passeio de barco e o do ônibus hop off hop on do Foxity teria saído mais barato (desconto pequeno é verdade), 29 euros pelos dois, só o passeio de ônibus custa 20 euros por pessoa (passe válido para o dia todo). Site da Vedettes de Paris.
Fotos: Destino Mundo Afora


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial