Projeto Tamar e Museu Aberto da Tartaruga Marinha, em Florianópolis
Postado por: Tatiana DornellesQuer conhecer um pouco sobre a vida e habitat das tartarugas-marinhas? No Centro de Visitantes Projeto Tamar e Museu Aberto da Tartaruga Marinha, em Florianópolis, isso é possível. E mais: ainda dá para interagir com os animais… Sim, e é bem interessante.
Estive no Projeto Tamar durante a programação do projeto Santa Catarina em todos os Sentidos – Turismo de Experiência, presstrip que participei junto com blogueiros de viagem a convite do Sebrae/SC. Fomos muito bem recepcionados pela equipe do projeto, que nos guiou pela base e explicou um pouco sobre as espécies de tartarugas e os trabalhos realizados no local.
A base em Floripa foi instalada em 2005, na Barra da Lagoa, para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre a espécie. Além disso, no Centro de Visitantes, implantando na área da base, são realizados trabalhos de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores.
Logo na entrada nos deparamos com esculturas de tartarugas que desovam no Brasil. Pelo complexo, há painéis fotográficos com informações sobre o ciclo de vida e anatomia das tartarugas, principais ameaças, reprodução e história do projeto. Mas o que chama mesmo a atenção são os tanques de observação. São cinco no total e são neles que estão as tartarugas das espécies “cabeçuda” e “pente”, a maioria com idade superior a 20 anos.
A alimentação das tartarugas é realizada diariamente às 15h30 e, mesmo estando atrasados, nós conseguimos alimentar os animais. O guia deu luvas e fatias de peixes. Eu, claro, aproveitei para alimentar as tartarugas.
Inclusive, é só perceberem que há comida que elas se aproximam. Porém, é preciso ter cuidado e não colocar as mãos próximas das tartarugas, que mordem com força (orientação do guia, principalmente para crianças).
Depois, foi a vez de interagir com as tartarugas de outra forma: dando banho. Para isso, a gente recebe uma espécie de rodo, com esponja nas pontas, para esfregar no casco dos bichos. E, por sinal, adoram!
Além da interação com os animais e das explicações do guia, o complexo conta ainda com sala de vídeo e exposições para 60 pessoas, espaço infantil e loja para venda de produtos Tamar. Tem muitos produtos lindos, como canecas, chaveiros, bonecos, bonés, camisetas, mochilas, etc., e só não compramos porque o caixa já estava fechado.
Serviço
►Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, incluindo feriados. Na alta temporada (do dia 21/12 ao domingo depois do carnaval), das 10h às 19h. Na baixa temporada (final do carnaval até dia 20/12), das 9h30 às 17h30.
► Endereço: Rua Professor Ademir Francico s/n, Barra da Lagoa.
► Telefone: (48) 3236-2015
► E-mail: tamarsul@tamar.org.br
► Meia entrada: R$ 6,00 (estudantes, crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos)
► Cortesia: crianças com até 1,20 m
► Para escolas e grupos particulares, o valor é diferenciado
Fotos: Destino Mundo Afora