Projeto Tamar e Museu Aberto da Tartaruga Marinha, em Florianópolis

Postado por: Tatiana Dornelles

Quer conhecer um pouco sobre a vida e habitat das tartarugas-marinhas? No Centro de Visitantes Projeto Tamar e Museu Aberto da Tartaruga Marinha, em Florianópolis, isso é possível. E mais: ainda dá para interagir com os animais… Sim, e é bem interessante.
Estive no Projeto Tamar durante a programação do projeto Santa Catarina em todos os Sentidos – Turismo de Experiência, presstrip que participei junto com blogueiros de viagem a convite do Sebrae/SC. Fomos muito bem recepcionados pela equipe do projeto, que nos guiou pela base e explicou um pouco sobre as espécies de tartarugas e os trabalhos realizados no local.

IMG_0372
A base em Floripa foi instalada em 2005, na Barra da Lagoa, para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre a espécie. Além disso, no Centro de Visitantes, implantando na área da base, são realizados trabalhos de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores.
Logo na entrada nos deparamos com esculturas de tartarugas que desovam no Brasil. Pelo complexo, há painéis fotográficos com informações sobre o ciclo de vida e anatomia das tartarugas, principais ameaças, reprodução e história do projeto. Mas o que chama mesmo a atenção são os tanques de observação. São cinco no total e são neles que estão as tartarugas das espécies “cabeçuda” e “pente”, a maioria com idade superior a 20 anos.

IMG_0366

IMG_6378
A alimentação das tartarugas é realizada diariamente às 15h30 e, mesmo estando atrasados, nós conseguimos alimentar os animais. O guia deu luvas e fatias de peixes. Eu, claro, aproveitei para alimentar as tartarugas.

IMG_6357

Inclusive, é só perceberem que há comida que elas se aproximam. Porém, é preciso ter cuidado e não colocar as mãos próximas das tartarugas, que mordem com força (orientação do guia, principalmente para crianças).
Depois, foi a vez de interagir com as tartarugas de outra forma: dando banho. Para isso, a gente recebe uma espécie de rodo, com esponja nas pontas, para esfregar no casco dos bichos. E, por sinal, adoram!

IMG_0390
IMG_6443

IMG_6473

Além da interação com os animais e das explicações do guia, o complexo conta ainda com sala de vídeo e exposições para 60 pessoas, espaço infantil e loja para venda de produtos Tamar. Tem muitos produtos lindos, como canecas, chaveiros, bonecos, bonés, camisetas, mochilas, etc., e só não compramos porque o caixa já estava fechado.

IMG_0406

IMG_0401

IMG_0403

Para quem pretende ir a Floripa, vale a pena colocar no roteiro esta visita, principalmente quem vai viajar com crianças. Eu adorei conhecer e pretendo voltar com a família.

Serviço
►Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, incluindo feriados. Na alta temporada (do dia 21/12 ao domingo depois do carnaval), das 10h às 19h. Na baixa temporada (final do carnaval até dia 20/12), das 9h30 às 17h30.
► Endereço: Rua Professor Ademir Francico s/n, Barra da Lagoa.
► Telefone: (48) 3236-2015
► E-mail: tamarsul@tamar.org.br

Ingresso*
► Inteira: R$ 12,00
► Meia entrada: R$ 6,00 (estudantes, crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos)
► Cortesia: crianças com até 1,20 m
► Para escolas e grupos particulares, o valor é diferenciado
* Os valores podem sofrer alterações de acordo com necessidade da administração do projeto. 

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
O blog Destino Mundo Afora participou desta viagem a convite do Sebrae/SC. Transportes, passeios, hospedagem e alimentação estavam inclusos. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu de 1º a 4 de dezembro de 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial