Chateau Comtal, Carcassonne

Postado por: Amanda Menger

Quem visita a cidadela de Carcassonne, uma relíquia medieval, no Sul da França, não pode deixar de circular pelo Chateau Comtal, o castelo intramuros.
O castelo foi construído para proteger os nobres durante o período das Cruzadas. Eles resolveram proteger os cátaros, um grupo que começou a questionar certos dogmas e posturas da Igreja Católica e foram considerados hereges. Desta forma, os cruzados passaram a atacar Carcassonne em busca destes profanadores da fé.

DSC_7934 (Copy)

DSC_7946 (Copy)

O chateau é aberto a visitação, porém, nem toda a estrutura pode ser vista pelo público. Há diversas salas fechadas. Logo na entrada os visitantes são convidados a assistirem um vídeo, com duração de pouco mais de 10 minutos, e que conta a história da Cidadela, desde a fortificação pelos romanos até a construção da fortaleza medieval, a basílica e o castelo. Também explicam as diferenças nas formas de edificação das 52 torres, pois o espaço foi sendo ampliado com a passagem do tempo.

DSC_7941 (Copy)

DSC_7952 (Copy)

Algumas áreas chamam mais a atenção, como é o caso do pátio e do poço. Também é destaque a capela interna e os afrescos pintados em paredes e no teto, bem como as esculturas e os conjuntos de sarcófagos também esculpidos. Vários elementos rementem aos sarracenos e lembram-nos que Carcassonne está próxima da Espanha.

DSC_7995 (Copy)

DSC_7998 (Copy)

DSC_8001 (Copy)

A visita a Carcassonne reforça a ideia que sempre tive a respeito destes castelos medievais: eles deveriam ser muito insalubres. Seja pela falta de esgotamento sanitário, seja pela forma típica de construção, o que tornava os ambientes úmidos e frios. E se assim, com dificuldades viviam os nobres, imaginem os pobres…. A vida glamurosa dos castelos medievais é invenção de Hollywood.

DSC_7954 (Copy)

DSC_7986 (Copy)

DSC_8010 (Copy)

O castelo e as muralhas possuem diversos nichos, que serviam para que os sentinelas ficassem de guarda. No entanto, alguns são tão pequenos que surge a dúvida sobre sua utilidade.
Aproveite para passear pelas muralhas do castelo e ter belas vistas da cidadela e também do exterior, incluindo a Bastide S. Louis que se formou ao redor da fortaleza, a partir do século 13 e que também guarda traços e prédios medievais.

DSC_7956 (Copy)

Serviço:
►Carcassone: http://www.tourisme-carcassonne.fr/
► Horário: De outubro a março: das 9h30 às 17h. De abril a setembro, das 9h30 às 18h30.
► Ingressos: a partir de 8,50 euros (este valor é para acesso ao castelo, a visita a cidadela não é paga).

 

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial