Forte e Farol da Barra e Museu Náutico da Bahia, em Salvador
Postado por: Tatiana DornellesConhecido por fazer parte de algumas letras musicais, o Forte de Santo Antônio da Barra e Farol da Barra é realmente um lugar interessante. Também não poderia ser diferente, afinal, é a mais antiga edificação militar do Brasil, cuja construção data de 1534. Construído antes mesmo da própria cidade de Salvador, que é de 1549, o forte é um belo exemplar da arquitetura militar portuguesa do século XVI. Lá dentro ainda funciona o Museu Náutico da Bahia.
Estivemos em Salvador durante o cruzeiro de sete dias no Costa Pacífica e a visita à cidade foi, como diria o professor Raimundo (personagem famoso interpretado por Chico Anísio), “vapt-vupt”.
Saímos do navio e o nosso amigo Fernando Neves alugou uma van. O valor, claro, foi dividido pelo grupo e saiu bem em conta, já que o motorista ainda esperou nossa visita ao local para depois nos deixar no Centro Histórico. Ao chegar lá, resolvemos fazer todo o contorno antes de entrar no forte e farol e, claro, alguns fotos foram feitas…
Para entrar no forte/farol, a visita é cobrada – R$ 15,00 por pessoa – mas vale a pena, já que é possível dar uma volta no forte, apreciar a vista, ver o museu e subir as escadarias encaracoladas do farol. É cansativo, mas lindo!
O local abriga o Museu Náutico da Bahia, com vários objetos antigos, como utensílios domésticos, moedas, selos, botijas e materiais bélicos que ficaram submersos por cerca de 300 anos e que acabaram vindo à tona como resultado da primeira pesquisa submarina do gênero em toda a história do país. Para quem curte o tema, é realmente fantástico…
No pátio do forte, canhões e guaritas de pedra nos remetem ao passado.
Lá do alto do farol – que tem 22 metros de altura -, uma vista incrível de 360 graus descortina a Baía de Todos os Santos e o mar aberto do oceano. Tenho medo de altura – apenas quando me sinto insegura (diferente de brinquedos em parques temáticos ou esportes radicais que me dão sensação de segurança) – e subir lá foi de arrepiar até a alma. Descer, então, foi ainda pior. Mas a dica, segundo um funcionário, é descer de costas! Mais fácil, rápido e seguro! E assim o fiz…
Em frente ao ponto turístico, um dos mais famosos de Salvador, diversos ambulantes vendem fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim, lembrancinhas da Bahia e outros itens. E eles são muito ligeiros… Chegam conversando, dando fitinhas de presente e já estão te vendendo! Acabamos comprando um rosário, todo em madeira, para presentear. E, sim, voltei com a bolsa cheia de fitinhas coloridas!
Serviço
► Atenção: as visitas à torre do farol e ao Museu Náutico acontecem de terça a domingo.
► No farol, o horário é da 8h30 até o pôr do sol.
► O museu fica aberto de 8h30 às 19h.
lindo maravilhoso