Cooperativa Vinícola Garibaldi, em Garibaldi
Postado por: Amanda MengerA primeira vez que experimentei a espumante moscatel da Garibaldi foi em 2012. Ganhei uma garrafa de presente dos meus amigos Cíntia e Caetano como comemoração pela apresentação da minha dissertação de mestrado. Foi amor ao primeiro gole. Gelada, borbulhante, a felicidade em forma de bebida.
Em julho deste ano pude finalmente conhecer como ocorre a fabricação deste amorzinho. Visitamos a sede da Cooperativa Vinícola Garibaldi durante uma blog trip como convidados da Secretaria Municipal de Turismo de Garibaldi. A visita foi guiada pelo gerente de Marketing Maiquel Vignatti.
Um dos diferenciais da Garibaldi é ser uma cooperativa. Atualmente 370 famílias são associadas. Além da produção das uvas que serão usadas para sucos, vinhos e para as espumantes, as famílias participam da administração do negócio, por meio de conselhos e assembleias. Nos últimos anos, a cooperativa tem investido na produção de espumantes e vinhos em uma linha mais requintada e premium, sem deixar o tradicional Gotas de Garibaldi (antigo Gotas de Cristal), de lado.
Durante a visita pudemos conhecer o processo utilizado na produção (a empresa usa os três métodos, charmat, o tradicional e o asti, este último específico para o espumante feito a base de uvas moscatel) e também uma espécie de museu, onde estão expostas máquinas e outros equipamentos utilizados lá no início da produção da cooperativa.
Também faz parte da visita a passagem pela Pinacoteca Garibaldi. A vinícola abriu espaço para a exposição de artistas locais e regionais e ainda a exposição de fotografias feitas com as famílias associadas e que ajudam a contar a história da cooperativa.
Tivemos um bate-papo ótimo e uma degustação diferenciada. Em um barril está montada uma mesa para a prova de produtos. A ideia é semelhante a da Peterlongo, de oferecer a pequenos grupos a degustação de vinhos e espumantes com alguns acompanhamentos. Ao lado desta área está uma sala com algumas garrafas que repousam esperando o tempo de serem comercializadas. Estas garrafas fazem parte de uma linha de espumantes super premium e de edição limitada.
O passeio finalizou na loja da vinícola. Um dos diferenciais da loja é a possibilidade de comprar não só as garrafas de vinhos, espumantes e sucos, mas também taças e outros acessórios. Levei duas garrafas, uma da espumante tradicional e outra da rosé e ainda duas taças roxas. Estas taças são de acrílico e além de lindas têm um design diferenciado. Elas foram produzidas para garantir a dispersão do perlage (as borbulhas) de forma adequada para conservar o sabor do produto. E segundo Maiquel, o sucesso não foi apenas com o nosso grupo, as taças vooam das prateleiras e são repostas seguidamente.
Uma dica: na visita guiada ou na compra dê preferência para ir pela manhã, especialmente aos sábados. É comum ter filas de espera e elas podem passar de uma hora no período da tarde. Para grupos acima de 10 pessoas é necessário agendamento.
Serviço:
►Endereço: Av. Independência, 845, Centro de Garibaldi
►Horário de funcionamento do varejo e também das visitas: de segunda a sábado, das 9h às 17h e aos domingos e feriados, das 10h às 16h
►Agendamentos: pelo fone 54 3464.8104 ou pelo e-mail varejo@vinicolagaribaldi.coop.br
►Site Cooperativa Vinícola Garibaldi: http://www.vinicolagaribaldi.com.br/
O blog Destino Mundo Afora participou desta viagem a convite da Secretaria Municipal de Turismo de Garibaldi (RS). Passeios, hospedagem e alimentação estavam inclusos. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu em julho de 2016.
Fotos: Destino Mundo Afora