Réplica de Caxias
Postado por: Amanda MengerUm passeio bem legal de fazer em Caxias é conhecer os pavilhões da Festa da Uva, mesmo que não seja época da festa. A festa é bianual, realizada em fevereiro, época da vindima (a próxima será em 2019, deveria ser 2018, porém devido a questões financeiras esta é a primeira vez que haverá adiamento). E o que tem para ver quando não tem festa? Pelo menos duas coisas bem interessantes.
Uma delas é a réplica de Caxias do Sul. É um conjunto de casas de madeira e uma de alvenaria construídas a exemplo das edificações feitas no fim do século 19, pelos primeiros imigrantes. A casa de alvenaria é a primeira deste tipo feita em Caxias e foi transportada para o parque.
As casas relembram Caxias em 1885 e remetem às ruas Júlio de Castilhos e Dr. Montaury (próximas à Catedral). No total são 18 casas, um coreto e a igreja. Em alguns dias, à noite, é feito um espetáculo chamado “Som e Luz”, que reconta a história da colonização da cidade, e é feita nas arquibancadas montadas pertinho das casas (o espetáculo é montado sempre durante as edições da Festa da Uva e também em alguns momentos do ano, com divulgação das datas com antecedência). Nestas casas funcionam órgãos da administração da Festa da Uva, da Secretaria de Turismo e também a venda de produtos coloniais, como queijos, salames e vinhos.
Os pavilhões da Festa da Uva também impressionam pelo tamanho, mas o segundo ponto legal é o mirante. Neste mirante há uma escultura com um rosto de Cristo, só o rosto mesmo, com um estilo modernista. A escultura é de Bruno Segalla e se chama Cristo do Terceiro Milênio, inaugurado em 1991. Deste ponto do parque é possível ver praticamente a cidade toda. É uma imagem fascinante, porque dali se vê o quanto Caxias é grande, não é a toa que é a segunda maior cidade do RS.
De vários pontos da cidade é possível ver o rosto do Cristo de frente. Um dos lugares é a Casa de Pedra. Na ida de uma atração para outra é possível fazer fotos da imagem que do alto abençoa a cidade.
Serviço
►Endereço: R. Ludovico Cavinatto, 1431, B. Nossa Senhora da Saúde
►Horário: diariamente das 8h às 18h
Fotos: Destino Mundo Afora