Exposição de relíquias do Rei Pelé

Postado por: Tatiana Dornelles

Bolas de futebol, jornais e revistas antigos, fotografias, camisas autografadas, etc, fazem parte da exposição Relíquias do Rei, sobre o jogador de futebol brasileiro Pelé. Os itens históricos fazem parte do acervo exclusivo do Instituto Cultural Soto e estavam em exposição no Continente Shopping, em São José. Estive com Max rapidamente, durante trabalho, mas a mostra chamou minha atenção e, claro, tive que fotografar para relatar aqui…

IMG_2919

IMG_2932

IMG_2902

A exposição estava em um dos corredores do shopping e tinha peças diversas sobre a história do Rei do Futebol, como a faixa original da primeira conquista do Brasil, na Copa do Mundo de 1958, adquirida junto a familiares do também ex-jogador Mazzola.

IMG_2898

IMG_2930

Além disso, era possível ver ainda a flâmula oficial da Copa do Mundo de 58, autografada por todo o elenco; fotografias e documentos originais de Pelé; bem como materiais dos tempos de glória da carreira do jogador e da história da Seleção Brasileira, como a conquista do mundial de 1970 e itens usados pelos atletas na Copa de 1962.

IMG_2931

IMG_2909

IMG_2908

O cartaz abaixo é raríssimo e se refere ao primeiro filme sobre Pelé – El Rey Pelé. Curiosamente, o filme foi produzido na Argentina em 1959.

IMG_2900

IMG_2929

As revistas e jornais que falam sobre Pelé e documentos pessoais também têm espaço garantido. Achei muito legal ver estes itens, principalmente porque atuo no jornalismo impresso.

IMG_2914

IMG_2905

As camisas chamaram a atenção na exposição, principalmente a do Bauru Atlético Clube, usada na última partida do atleta no Brasil em 1975. O jogo amistoso ocorreu com Pelé e seus companheiros do primeiro time, conhecido como “baquinho”. Esta é considerada a última disputa do rei no Brasil como profissional. A camisa, inclusive, foi cedida por um integrante do time, Edir Alves.

IMG_2903

E sem contar a camisa comemorativa do mundial disputado no México, autografada pelo Pelé e pelos principais craques da seleção brasileira de 70.

IMG_2894

IMG_2927

A fotografia do milésimo gol de Pelé, sob um ângulo diferente, mostra o momento do beijo na bola. O gol número 1.000 foi feito no Maracanã, estádio do Rio de Janeiro, em 19 de novembro de 1969.

IMG_2907
Além disso, um painel gigante na parede era para que os torcedores e fãs de Pelé pudessem deixar sua mensagem ou apenas assinatura. Achei superbacana!

IMG_2923

IMG_2925

Adorei conhecer um pouco da história do Rei do Futebol! Aliás, de acordo com o curador professor Jules Soto, o intuito da mostra é valorizar a importância histórica que o ícone Pelé tem hoje para a sociedade.

IMG_2895

IMG_2917

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial