Wall Street, centro financeiro dos Estados Unidos
Postado por: Tatiana DornellesUma mistura de “engravatados” e turistas andando por um dos maiores centros financeiros e comerciais do mundo: assim é a Wall Street, em Nova York, nos Estados Unidos. O lugar, super-hiper-mega-ultra-totalmente seguro e com as maiores empresas financeiras do país, é agitado e cheira a poder, riqueza e luxúria (nossa, fui profunda, hein?).
Na famosa rua de Manhattan é onde está a bolsa de valores de Nova York – New York Stock Exchange – a mais importante do planeta.
Também é nela que estão situadas as sedes de importantes grupos empresariais e financeiros, assim como os edifícios Federal Hall, o The Trump Building e o 14 Wall Street. A arquitetura dos edifícios está enraizada na Idade Dourada. Contudo, alguns prédios têm influência da Art Deco.
O Federal Hall, o qual entramos e conto em outro post, foi construído em 1700 como sede do governo da cidade de Nova York. Mais tarde, serviu como primeiro edifício capitólio dos Estados Unidos sob a constituição, sendo o local onde George Washington tomou posse como primeiro presidente do país. No local, atualmente funciona o Federal Hall National Memorial, que abrigou a Casa da Alfândega de Nova York. Administrado pelo National Park Service como museu comemorativo dos eventos históricos que ali ocorreram, o lugar pode ser visitado.
Já o The Trump Building, ou 40 Wall Street, é um dos arranha-céus mais altos do mundo, com 283 metros (incluindo a antena) e 70 andares. O edifício, construído em 1930, também é conhecido como Bank of Manhattan Trust Building. O dono é nada mais nada menos que Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos e que possui outros edifícios pelo mundo.
A Wall Street é agitada, com pessoas vindo e indo por todos os lados, a maioria com pressa. Afinal, é pelas famosas calçadas de Wall Street que circulam diariamente representantes de grandes empresas do mundo todo.
Inclusive, até mesmo o comércio local é voltado aos milhares de negociantes e empresários de renome internacional. Um exemplo é a conceituada e cara loja da Tiffany & Co. Não entrei, mas tive que fotografar em frente, né?
A loja vende joias luxuosas, como colares, anéis, pulseiras, brincos e é citada em muitos filmes em que aparecem cenas de noivados. Afinal, para pedir em casamento a dama é preciso de um anel da Tiffany & Co., certo? No entanto, os preços são estratosféricos e, se visitar, é melhor nem perguntar… #ficaadica
Totalmente seguro e com as maiores empresas financeiras dos Estados Unidos, o lugar é agitado e deve ser incluído no roteiro pela cidade, com certeza.
Também na Wall Street, uma igreja em estilo neogótico chama a atenção. É a Trinity Church, que fica pertinho da bolsa de valores e do Federal Hall. A Igreja da Trindade (tradução em português) pertence à Igreja Anglicana e fica no cruzamento da rua com a Broadway. Foi designada em 1976 um edifício do Registro Nacional de Lugares Históricos e Marco Histórico Nacional.
Também é lá que está o Wall Street Journal, nomeado em referência à rua, de uma companhia internacional influente e publicado diariamente. Durante anos, teve a maior circulação dos jornais no país, mas hoje é o segundo, e seu proprietário é a Dow Jones & Company.
Infelizmente, não encontramos o touro (ainda volto lá!), que é parada obrigatória, mas adorei o clima de Wall Street.
Serviço
► The Trump Building
40 Wall St, New York, NY 10005
► Tiffany & Co.
37 Wall St, New York, NY 10005
► Trinity Church
75 Broadway, New York, NY 10006
Fotos: Destino Mundo Afora