Pesca artesanal com ajuda dos botos em Laguna
Postado por: Tatiana DornellesUm dos atrativos de Laguna, em Santa Catarina, é com certeza a pesca artesanal com ajuda dos botos. É o momento em que estes animais, ou golfinhos – como também são chamados, interagem com o ser humano, levando os peixes às redes e/ou tarrafas dos pescadores. Eles ficam circulando na lagoa Santo Antônio dos Anjos, nos Molhes, ao lado da praia do Mar Grosso.
O local é propício para pesca, seja para amadores ou profissionais, e quem passar por lá vai notar a grande quantidade de pescadores. Max é um, que agora resolveu tirar o estresse do dia a dia na prática da pesca. Claro que não é algo que ele faz sempre, apenas quando sobra um tempinho e quando vamos passar o fim de semana em Laguna. Eu aproveito para apreciar a paisagem e os botos…
Aliás, o lugar é lindo. Sugiro levar cadeira, churrasqueira (quem quiser fazer um belisco) e ficar ali a tarde toda… Em uma das vezes, fui com a família toda para ver Max pescar.
E não é que ele pegou vários peixes? Cerca de sete ou oito, se não me engano. E o legal é que os pescadores mais profissionais ajudam os novatos.
E aqui, um pouco da paisagem…
O fenômeno raro – pesca artesanal com ajuda dos botos – já foi tema de vários canais de TV do Brasil e do mundo ao longo dos últimos anos. E é tão lindo que é difícil até mesmo expressar em palavras, por isso, assistam ao vídeo no nosso canal do YouTube (em breve link direto aqui!).
Além de cidade histórica, como já apontei aqui, Laguna virou recentemente a Capital Nacional do Boto Pescador. Tem, inclusive, um monumento que expressa esse título, bem na entrada dos Molhes, de onde é possível assistir à cooperação dos animais com os homens. Essa pesca cooperativa, como pesquisadores batizaram, é tradição na cidade e os golfinhos são protegidos, não somente pelos próprios pescadores como pelos turistas.
Os botos passeiam pelo canal livremente, em algumas vezes fazendo saltos incríveis. É comum, aliás, ver vários golfinhos juntos, em sintonia, como se estivessem brincando.
Além disso, na lagoa também é comum ver esportistas, como nas fotos abaixo. Na primeira, tem um rapaz de caiaque e os botos bem pertinho e na outra, prática de kitesurf.
Seguindo os molhes, ainda é possível chegar pertinho do farozinho. Neste dia, a lua estava incrível…
Então, se pretende conhecer Laguna, que é uma cidade histórica e incrível, a dica é tirar umas horinhas para apreciar essa interação mágica e encantadora dos botos com os pescadores. Com certeza, você não vai se arrepender de assistir a esse fenômeno raro ao vivo e em cores.
Como é o fenômeno?
Os pescadores preparam as tarrafas (uma espécie de rede circular, de mais ou menos 3 metros de diâmetro) e colocam-se à beira do canal, a pé ou de canoa, dependendo da maré. Ao perceber a presença dos humanos, os golfinhos passam a cercar os cardumes que entram e saem da lagoa, sobretudo as tainhas, e os afugentam na direção dos pescadores. Os peixes que escapam das redes viram presa fácil e vão parar no estômago dos botos.
Fotos: Destino Mundo Afora
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.