Pesca artesanal com ajuda dos botos em Laguna

Postado por: Tatiana Dornelles

Um dos atrativos de Laguna, em Santa Catarina, é com certeza a pesca artesanal com ajuda dos botos. É o momento em que estes animais, ou golfinhos – como também são chamados, interagem com o ser humano, levando os peixes às redes e/ou tarrafas dos pescadores. Eles ficam circulando na lagoa Santo Antônio dos Anjos, nos Molhes, ao lado da praia do Mar Grosso.


O local é propício para pesca, seja para amadores ou profissionais, e quem passar por lá vai notar a grande quantidade de pescadores. Max é um, que agora resolveu tirar o estresse do dia a dia na prática da pesca. Claro que não é algo que ele faz sempre, apenas quando sobra um tempinho e quando vamos passar o fim de semana em Laguna. Eu aproveito para apreciar a paisagem e os botos…

Eu num banquinho especial

Aliás, o lugar é lindo. Sugiro levar cadeira, churrasqueira (quem quiser fazer um belisco) e ficar ali a tarde toda… Em uma das vezes, fui com a família toda para ver Max pescar.

E não é que ele pegou vários peixes? Cerca de sete ou oito, se não me engano. E o legal é que os pescadores mais profissionais ajudam os novatos.

E aqui, um pouco da paisagem…

O fenômeno raro – pesca artesanal com ajuda dos botos – já foi tema de vários canais de TV do Brasil e do mundo ao longo dos últimos anos. E é tão lindo que é difícil até mesmo expressar em palavras, por isso, assistam ao vídeo no nosso canal do YouTube (em breve link direto aqui!).

Os botos e o pescador

Além de cidade histórica, como já apontei aqui, Laguna virou recentemente a Capital Nacional do Boto Pescador. Tem, inclusive, um monumento que expressa esse título, bem na entrada dos Molhes, de onde é possível assistir à cooperação dos animais com os homens. Essa pesca cooperativa, como pesquisadores batizaram, é tradição na cidade e os golfinhos são protegidos, não somente pelos próprios pescadores como pelos turistas.

Os botos passeiam pelo canal livremente, em algumas vezes fazendo saltos incríveis. É comum, aliás, ver vários golfinhos juntos, em sintonia, como se estivessem brincando.

Há vários nesta foto. Achou?

Além disso, na lagoa também é comum ver esportistas, como nas fotos abaixo. Na primeira, tem um rapaz de caiaque e os botos bem pertinho e na outra, prática de kitesurf.

Seguindo os molhes, ainda é possível chegar pertinho do farozinho. Neste dia, a lua estava incrível…

Então, se pretende conhecer Laguna, que é uma cidade histórica e incrível, a dica é tirar umas horinhas para apreciar essa interação mágica e encantadora dos botos com os pescadores. Com certeza, você não vai se arrepender de assistir a esse fenômeno raro ao vivo e em cores.

Como é o fenômeno?
Os pescadores preparam as tarrafas (uma espécie de rede circular, de mais ou menos 3 metros de diâmetro) e colocam-se à beira do canal, a pé ou de canoa, dependendo da maré. Ao perceber a presença dos humanos, os golfinhos passam a cercar os cardumes que entram e saem da lagoa, sobretudo as tainhas, e os afugentam na direção dos pescadores. Os peixes que escapam das redes viram presa fácil e vão parar no estômago dos botos.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial