Palavas-les-flots, na França
Postado por: Amanda MengerQuem vai para o sul da França não pode deixar de visitar alguma das muitas praias banhadas pelo Mar Mediterrâneo. Quando fomos para Montpellier, aproveitamos os trens regionais e passeamos bastante. Em uma das tarde pegamos o tram, o trem elétrico de Montpellier e fomos até Palavas-les-flots, uma praia que fica há 30 minutos da Place de La Comédie.
Como fomos em meados de abril, tinha pouco movimento e muitos comércios estavam fechados. Aproveitamos para molhar os pés no Mar Mediterrâneo e dar uma volta pela região central.
Palavas-les-flots tem 6,5 mil habitantes fixos e durante a temporada de verão chega a 40 mil. Bem ok né? Minha cidade natal, Capão da Canoa tem 40 mil fixos e chega a 600 mil no Ano Novo. E Gramado, onde trabalho hoje (moro em Canela) tem 35 mil fixos e recebe mais de 1,5 milhão de visitantes durante o Natal Luz.
O balneário surgiu no final do século 19 e faz parte da Costa Ametista, dentro do Golfo do Leão. Um dos destaques é um canal que liga o Mar Mediterrâneo ao rio Lez e além de pequenas pontes, há um Transcanal, que é um bondinho que liga duas praias. A cidade ainda está perto de duas lagoas, Arnel e Méjean.
Segundo a prefeitura local, Palavas-les-flots tem 300 dias por ano de sol (Montpellier também é nesta média) e 7 km de praia. Um dos símbolos do local são os flamingos. O nome do balneário tem a ver exatamente com este pássaro. Em occitano, dileto da região, flamingo é o pássaro de pântano ou a “opinião de Palus”, o que deu origem a Palavas-les-flots.
Durante a alta temporada (julho e agosto), a cidade oferece muitos restaurantes especializados em frutos do mar. Como fomos à tarde, aproveitamos para tomar um sorvete antes de voltarmos a Montepellier.
Serviço
►Site: Palavas-les-flots
Fotos: Destino Mundo Afora