Conhecendo Santa Catarina em todos os sentidos

Postado por: Tatiana Dornelles

Quem afirma veemente que Florianópolis, em Santa Catarina, oferece aos turistas apenas praias está completamente enganado. E eu pude conhecer a Ilha da Magia de uma forma totalmente diferente e (sim!) mágica! A convite do Sebrae/SC, vivenciei momentos inesquecíveis através do projeto Turismo de Experiência – Santa Catarina em todos os Sentidos. E, claro, além da capital catarinense, ainda estivemos em São José e Santo Amaro da Imperatriz.

Turismo de experiência

Foram dias intensos, onde realmente vivenciamos o dia a dia de quem vive nestes lugares: andei de barco de pescador até um banco de areia onde são colhidos berbigões na reserva extrativista Pirajubaé; aprendi sobre o cultivo de ostras (mas não tive coragem de provar) no OstraXperience regado a espumante da vinícola Abreu Garcia; provei pirão de peixe e aprendi a comprar os produtos para a elaboração do prato na atividade Paladares da 10ª Ilha e no Conselheiro do Paladar.

IMG_0208

IMG_0214

Andei em barco de pesca artesanal movido pela força das águas; experimentei Finger Food feito de plantas diferentes no Jardim do Rancho; me emocionei com capoeira e ri com as histórias de manezinhos; botei a mão no barro com as Meninas da Terra; tomei cachaça da região elaborada pelo Armazém Vieira; aprendi a fazer bonequinha de pano com dona Regininha; dei banho em tartaruga no Projeto Tamar; fiz ecorafting, etc… E, aos poucos, vou contando aqui no blog sobre cada atividade e história.

IMG_0513

Também foi possível, durante a presstrip, conhecer a história do surgimento de Jurerê Internacional. Sempre que vou a Floripa (carinhosamente conhecida por quem é do estado), adoro passear pelas ruas e sentir a agradável brisa da riqueza… hehehe – Quem não gosta, hein? Mas da história em si, de como tudo começou, nunca fui atrás para saber. Além disso, por incrível que pareça, nunca tive a oportunidade de conhecer o Mercado Público e a rua Conselheiro Mafra, pois sempre que vou para lá é a trabalho e correndo. Desta vez, consegui! E ainda conhecemos o resort Il Campanario (louca para me hospedar lá! hehe)

IMG_0479

Andei ainda no ônibus de turismo Floripa By Bus no Tour das Experiências, um passeio diferente e interativo pela ilha com muita música nativa e histórias (curiosas) da cidade, principalmente no que se refere às crenças e mitos. Depois, fomos jogar na Pousada Favareto e aprender a fazer caipirinha (morango, abacaxi e limão) no restaurante Canto do Mar, no Costa Norte Hotel.

IMG_0440

IMG_0536

Em São José, mesmo debaixo de chuva, assisti a uma apresentação teatral – com Maricotinha – com frases e expressões de manezinhos e conheci o trabalho incrível de inclusão de pessoas com deficiência auditiva/surdas nos roteiros turísticos. Aprendi ainda a fazer uma bonequinha miniatura (lindinha!) de pano, chamada Abayomi. Isso sem contar nos produtos da Soulvenir. Em Santo Amaro da Imperatriz, por sua vez, foi aventura total no ecorafting e ainda (de lambuja) ganhei o concurso para batizar a Kombi da empresa Apuama: o nome que escolhi foi Magnólia.

E mais: ganhei ainda um voucher para praticar um batismo de mergulho com identificação de espécies marinhas na Água Viva Mergulho e estou louca para ir… Inclusive, conheci este projeto durante a visita ao Projeto Tamar.

IMG_0391

Isso sem contar, claro, nas experiências gastronômicas no restaurante Trapiche das Ostras (Praia da Costeira do Ribeirão) e na Osteria Dino… Santa Catarina foi um dos últimos estados do Brasil a começar a trabalhar com projetos voltados ao turismo de experiência e tem muito potencial para alavancar o setor nas cidades.

Participaram do presstour jornalistas e blogueiros de viagem de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina (eu!). Assim como o Destino Mundo Afora, os blogs Quero Viajar Mais, Trilhas e Aventuras, Viajante Solo, Mochileiro das Maravilhas, Marola com Carambola e Intrip também marcaram presença. Aguarde os novos posts e acompanhe o blog, hein…

Fotos: Destino Mundo Afora
Aviao
O blog Destino Mundo Afora participou desta viagem a convite do Sebrae/SC. Transportes, passeios, hospedagem e alimentação estavam inclusos. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu de 1º a 4 de dezembro de 2015.

1 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial