Aqueduto Saint-Clèment, em Montpellier

Postado por: Amanda Menger

O sul da França tem muitos monumentos e resquícios do período em que a antiga Gália foi província romana (sim, estamos falando da terra de Asterix e Obelix, os temíveis gauleses). Uma das grandes construções é a Arena de Nimes, um coliseu, e também o aqueduto de Pont Du Gard, pertinho de Nimes. Assim, quem visita Montpellier poderia imaginar que o aqueduto também é romano. Mas não é.
A obra foi inspirada claramente no aqueduto de Pont du Gard, mas há uma diferença bem grande de tempo entre eles, já que o de Montpellier foi construído no século XVIII. O monumento leva água da fonte de Saint-Clèment até o Chateau d´Eau, uma fonte na Promenade du Peyrou (a fonte da praça Peyrou). A distância entre a fonte inicial e a final é de 14 quilômetros.

O aqueduto também é chamado simplesmente de os arcos (Arceaux). A decisão sobre a obra foi tomada pela Sociedade Real de Ciências que nomeou o engenheiro Henri Pitot de Launay, em 1754, para resolver o problema de falta de água em Montpellier. Ao todo foram 12 anos de trabalho. A parte de destaque são os 820 metros com a dupla fileira de arcos. Ela parte dos arcos atravessa um bairro que acabou ganhando o nome de Les Arceaux (Os Arcos).
Visitamos o aqueduto e a praça do Peyrou no sábado pela manhã e podemos então ver a feira que ocorre embaixo dos arcos. Tem de tudo um pouco: frutas, verduras, legumes, flores, antiguidades, roupas, souvenires. A feira ocorre também nas terças-feiras pela manhã.

Serviço
► Site: Montpellier Tourisme
► Endereço: Rua Hilaire Ricard, 155 ou ao fim da Place du Peyrou
► Horário e ingresso: o local é aberto 24h à visitação, mas a feira ocorre somente nas terças e sábados, pela manhã

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial