Museu do Louvre: os grandes apartamentos

Postado por: Amanda Menger

Cinco salas retratam o luxo da vida de Napoleão III, que governou a França entre 1848 e 1870, no chamado 2º império, após um golpe de estado, ocorrido em 1851, quando deixou de ser presidente e se tornou imperador. Os apartamentos de Napoleão III, sobrinho de Napoleão I (a relação de parentesco entre eles é questionada por muitos historiadores) ficam entre as salas 82 a 87, no primeiro andar da ala Richelieu do Museu do Louvre.
A área foi usada como residência por Napoleão III, quando estava no poder. As salas retratam ambientes de refeição, de estar e dormitório. Os grandes apartamentos foram abertos ao público apenas em 1993, depois de terem sido usadas pelo Ministério das Finanças. Por onde se passa, há predomínio de móveis entalhados, dourado, veludo vermelho e cristais.

Napoleão foi eleito primeiro presidente da França em 1848, após o rei Luís Felipe I ter sido derrubado do trono (ele governou a França por 18 anos). A Revolução Francesa é encerrada quando Napoleão assume o governo e depois se torna imperador da França. Com a derrubada de Napoleão do poder, a monarquia é restaurada com Luís XVIII, irmão do rei Luís XVI, morto na Revolução Francesa. Luís XVIII é sucedido por Carlos X e este em 1830 é deposto em uma revolução que levou então Luís Felipe I ao trono. Em 1848 a monarquia cai novamente e é feita uma eleição. Sem poder concorrer à reeleição, Napoleão então dá um golpe e se intitula imperador.
Durante seu governo é que ocorre a reurbanização de Paris, sob o comando do barão Haussmann. O segundo império chega ao fim com a derrota dos franceses na guerra Franco-Prussiana. Com isso, ele vai para o exílio, na Inglaterra e a França proclama a terceira república. Ele morreu em 1873.

Serviço
►Site: Museu do Louvre
►Horário: O museu abre diariamente das 9h às 18h (é fechado nas terças-feiras e nas quartas e sextas fica aberto até as 21h45). Nos feriados de 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro ele também não abre.
►Metrô: Palais-Royal Musée du Louvre (linhas 1 e 7)
►Ingressos: Para adultos, 17 euros, mas há vários descontos e o Louvre está no Paris Pass Museum, o que dá acesso diferenciado (fila mais rápida).

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial